Visita estatutária à Ilha do Pico - Ambulância marítima, laboratório de enologia, aeroporto, bloco de partos

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

O Presidente do Governo Regional dos Açores Carlos César esteve na ilha do Pico na passada semana para uma visita estatutária.
Aproveitando a ocasião, Carlos César anunciou a conclusão de vários projectos e o lançamento de outros na ilha do Pico, que respigamos hoje.


Embarcação para transporte de doentes entre o Pico e o Faial
O Governo dos Açores vai encomendar aos Estaleiros de Viana do Castelo uma embarcação destinada, em exclusivo, ao transporte de doentes do Pico para a ilha do Faial, anunciou o secretário regional dos Assuntos Sociais.
Domingos Cunha explicou que a entrada em funcionamento do novo equipamento – uma espécie de “ambulância marítima” – permitirá garantir qualidade às viagens de doentes do Pico que precisem de recorrer a tratamentos no Hospital da Horta.

Centro Interpretativo da Cultura da Vinha
Foi assinado o contrato da empreitada de instalação do Centro Interpretativo da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, bem como da apresentação do projecto de electrificação do Lajido de Santa Luzia.
São duas obras, no valor de 720 mil e 520 mil euros, respectivamente, que virão valorizar significativamente a área da paisagem da Vinha.
O Centro Interpretativo pretende ser o ponto de referência para os que procurarem informação e orientação ou participar em pequenas reuniões científicas, induzindo valor económico na ilha, despertando actividades correlacionadas muito diversificadas e, até, economias vitivinícolas viáveis.

Laboratório Regional de Enologia
O Laboratório Regional de Enologia (LRE), cuja construção vai ser colocada a concurso público ainda este ano, deverá custar cerca de 850 mil euros.
Esta iniciativa o Governo dos Açores quer contribuir para “acreditar junto dos mais exigentes consumidores a qualidade das produções vitivinícolas da Região e incentivar os produtores a produzirem cada vez melhor”.
Este moderno laboratório, cuja localização é justificada pelo facto do Pico ser a ilha mais emblemática na produção de vinho no arquipélago, irá disponibilizar aos produtores, organizações de produtores e adegas cooperativas dos Açores importantes serviços no “domínio da informação, do acompanhamento e da análise dos seus vinhos”.
O LNE será também um instrumento muito importante para a Comissão Vitivinícola Regional, que terá neste laboratório “um instrumento fundamental para desenvolver o seu trabalho de certificação dos vinhos de qualidade dos Açores”.
O organigrama deste laboratório, que terá uma área bruta de construção da ordem dos 846 metros, integra áreas destinadas a confidencialização de amostras, análises clássica e instrumental, cromatografia, absorção atómica, pesagem de precisão, câmara escura, sala de provas, armazenagem de reagentes, rampa de gases e controlos de temperatura, pressão interna, humidade e odores.

Centro de Saúde da Madalena vai ter um bloco de partos
Vai ser incluído no plano de construção do novo Centro de Saúde da Madalena, um bloco de partos. “Assim, volta a ser possível nascer na ilha do Pico”, afirmou Carlos César, que acrescentou estarem já a decorrer estudos de recenseamento de meios técnicos e recursos humanos capazes de concretizar a orientação por ele dada.
A informação até agora recolhida é a de que é possível concretizar esse projecto e que, “quando terminar a construção do novo Centro de Saúde da Madalena, já será possível aos picoenses nascerem na sua ilha, nas melhores condições e de acordo com um plano de progressividade que, na primeira fase, terá apoio nos recursos humanos do Hospital da Horta”, concluiu o presidente do Governo.

550 mil euros obras de melhoria no lar de idosos da Madalena
O Secretário Regional dos Assuntos Sociais visitou as obras de ampliação e beneficiação da cozinha, refeitório e lavandaria do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico, um empreendimento financiado pelo Governo em 550 mil euros através de um acordo de cooperação e investimento estabelecido entre as duas partes. Domingos Cunha referiu, ainda, que com a construção do novo lar de idosos nas Lajes, a ilha do Pico vai ver aumentada, em 19 por cento, a capacidade dos seus lares de idosos.
Vai ser ampliado, também, o serviço de apoio domiciliário, cuja capacidade será alargada, proximamente, em 15 por cento.

Pavilhão do Candelária Sport Clube pronto em Maio de 2008
Foi assinado o contrato de empreitada para a construção do Pavilhão do Candelária Sport Clube, um reconhecimento do esforço do clube e dos seus associados para a valorização do património do Candelária Sport Clube e para a angariação de condições adequadas ao melhor desempenho nas competições de alto nível em que está empenhado.
O novo pavilhão do Candelária Sport Clube, que será construído na freguesia de origem do clube, ficará pronto em Maio do próximo ano, orçando a sua construção em 650 mil euros.

Pico vai deixar em breve de ser destino de passagem
A ilha do Pico deixará, muito em breve, de ser um destino de passagem para ser uma das principais portas de entrada nos Açores, afirmou o secretário regional da Economia na cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de ampliação e remodelação do Hotel Caravelas, na vila de Madalena.
Para Duarte Ponte, “a qualidade e a dimensão da oferta hoteleira, que muito em breve estará disponível, obrigarão, certamente, a aumentar as ligações aéreas para o Pico, beneficiando desta forma, também, todos os seus habitantes”.
O secretário regional da Economia realçou a importância dos investimentos que vão ser feitos na Pico, destacando a importância “de um novo Hotel de quatro estrelas, com 64 quartos, que vai ser construído após a demolição da sua actual estrutura do Hotel Pico, para além do aumento e remodelação do Hotel Caravelas”.
“A ilha do Pico passará, então, a contar com mais de 500 camas, em hotéis de quatro estrelas, aumentando, assim, para mais do quíntuplo do que tem hoje”, disse.

0 comentários: