Horta já dispõe de Central de Triagem

quarta-feira, 24 de outubro de 2007


Preservar o ambiente não é só evitar o abate de árvores nem proteger espécies em vias de extinção. Proteger o ambiente é uma tarefa de todos nós, do mais pequeno ao maior, e passa, sobretudo, por promover o conhecimento dos lixos que produzimos e despertar para a separação dos mesmos.



Foi inaugurada na passada semana a primeira central de triagem dos Açores, situada em Santa Bárbara, na cidade da Horta.
Esta central representa um investimento de cerca de 330 mil euros e está preparada para, tecnicamente, separar o papel/cartão, o vidro e agora também o plástico.
Na cerimónia inaugura, João Fernando Castro, presidente da Edilidade, deixou uma palavra de felicitação para os colaboradores da autarquia pelo esforço, não só de modernização administrativa que a Câmara Municipal da Horta tem vindo a realizar, mas também pelo seu contributo na reorganização orgânica dos serviços e sua consequente melhoria.
Um dos objectivos da CMH, que só se concretizará com o apoio das Juntas de Freguesia da Ilha, é incentivar à separação dos resíduos sólidos urbanos e à diminuição da quantidade de lixo existente em aterro.
De acordo com uma nota informativa distribuída à Comunicação Social, a CMH, no conjunto dos Municípios do país aderentes à Sociedade Ponto verde é das cinco que mais separa papel/cartão e o objectivo relativamente aos plásticos não pode nem deve ser menor.
“Até ao momento já recolhemos, por habitante, cerca de 12kg de papel e cartão e 3kg de vidro, o que representará mais de 275 toneladas de papel e 80 de vidro até ao final do ano” – afirma João Castro, que continua apelando para que “se eleve a fasquia nestas duas áreas, mas também estar na linha da frente na recolha dos plásticos”.

Trabalho desenvolvido
Conforme já tivemos oportunidade de divulgar, a Edilidade Faialense procedeu a um investimento na ordem dos 74 mil euros numa viatura de recolha selectiva e numa nova prensa que permite uma compactação maior dos resíduos para aproveitar melhor o espaço disponível em contentor. É intenção da CMH adquirir uma nova viatura de recolha selectiva, e distribuir, ainda este ano, por toda a ilha contentores de separação dos plásticos.
Importa salientar que já foram distribuídos contentores de plástico pelas escolas do Faial, dando cumprimento às campanhas de sensibilização realizadas pela CMH, nomeadamente a “3 R’s” e “3 Resíduos, 3 Amigos”.
Para além deste trabalho com o papel e cartão, vidro e plástico, o Município garante, em conjunto com as entidades privadas, a recolha para exportação de óleos, pneus, pilhas, acumuladores e resíduos eléctricos e electrónicos.

0 comentários: