Versa Training, Pilates, Combat, Hip Hop, Latina e Ragga

terça-feira, 16 de outubro de 2007


Estão a decorrer no Ginásio Verde Mar aulas de grupo em várias disciplinas, como sejam versa training, pilates, combat, hip hop, latina e ragga.
Estas aulas surgiram recentemente no Faial por intermédio de Lisa Medeiros, uma recém-formada de desporto, na vertente de Condição Física da Escola Superior de Desporto.
Tribuna das Ilhas quis saber mais sobre estas aulas e foi conversar com Lisa Medeiros que se mostrou satisfeita com a adesão da população faialense, no seu todo mulheres, às suas aulas.
Os alunos de Lisa Medeiros situam-se na faixa etária dos 30 anos, “não esperava tanta adesão e vejo isso com alguma felicidade pois só demonstra que o meus objectivos e os objectivos dos profissionais que trabalham neste área, que passam por proporcionar às pessoas exercício físico seguro e de uma forma lúdica; estão a ser alcançados. Não pensava que as pessoas estivessem tão despertas para a actividade física, o que mostra que já existe uma alteração de mentalidade face à importância do exercício físico. É preciso ter em mente que o exercício faz falta a toda a gente e a maioria da população já se está a mentalizar desses benefícios.”
Lisa Medeiros disse ainda à nossa reportagem que tem em mente formar um grupo de jovens para dançar hip hop, apesar de não ser o escalão etário com quem gosta mais de trabalhar. “Gosto mais de trabalhar com idosos, mas gostei muito da experiência com os jovens porque é enriquecedor. É bom vê-los a começar com pouca coordenação e acompanhar o seu desenvolvimento e fazer coisas bastante engraçadas. Penso que a adesão vai ser boa, uma vez que até já existem pais que inscreveram os seus filhos.”
Esta jovem tem como ponto de eleição o trabalho com os idosos, “é uma população muito simpática e são pessoas que estão sempre prontas para ouvir. Estagiei com um grupo de idosos diabéticos e fiquei muito ligada a eles.”
A oportunidade de trabalhar no Verde Mar surgiu por proposta da professora ao proprietário do mesmo, “já conhecia aquele ginásio e tinha pena de estar fechado porque é uma das poucas salas com excelentes condições desde o solo, acústica, espelhos, material e balneários”.
“Gostava de continuar a trabalhar nesta área e desenvolver o trabalho que estou a desenvolver. Se comecei com 50 em Julho quero acabar com os mesmos 50” – sublinha esta profissional.

Actividades desenvolvidas:
Versa training – actividade que tem como objectivo o trabalho quer da componente cardiorespiratória, através de exercícios aeróbios como a aeróbica, o step, o combat, a latina e o hip hop, quer da componente musculo-esquelética através de exercícios de resistência muscular, nomeadamente exercícios de localizada.
Combat – modalidade relativamente recente que combina o treino técnico das artes marciais com o fitness. Assim, existem posições de defesa, como os esquivas ou defesas com contacto, as posições base e as posições de ataque. Tais como os socos, pontapés, joelhadas, cotoveladas e cabeçadas.
Latina – É uma actividade que visa a melhoria da condição física em geral, e da componente cardiovascular em particular, através de coreografias elaboradas ao som de ritmos latinos, com movimentos básicos e divertidos.
Hip hop/ragga – Tem como principal objectivo a componente cardiovascular, proporcionando uma boa condição física. Além disso é uma modalidade que implica orientação espacial, coordenação e consciencialização corporal.
Pilates – actividade relaxante, que visa principalmente a melhoria da postura, a consciencialização corporal, através da descoberta de músculos que se encontram adormecidos durante o nosso dia-a-dia. Conhecer o nosso corpo e mcomo ele deve estar, são os objectivos de Joseph Pilates.

Quem é Lisa Medeiros?
Lisa Josete Maciel de Medeiros nasceu em 1985 em São Roque do Pico. Aluna do 4º Ano do Curso de Desporto, variante Condição Física da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, ano lectivo 2006/2007 e Bacharel no curso de Desporto, variante Condição Física da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, ano lectivo 2005/2006;
Foi aluna do curso de Matwork (Pilates) no Pilates Institute, tem a Certificação “Nutrição e Suplementação” do Centro Estudos de Fitness, tem o Curso de Personal Trainer do Centro Estudos de Fitness e ainda Formação Básica de Socorrismo na Cruz Vermelha Portuguesa.
Participou em vários Workshops: “Dores na coluna? Causas. Que soluções?” – XVI Convenção Internacional Promofitness Sport Zone do Porto; “Abdominais sem limites” – XVI Convenção Internacional Promofitness Sport Zone do Porto; “Deck reebok”; “Sitting Exercises”; “Reebok Flexible Strength”; “Contrologia Funcional”; “Elaboração de programas para desvios posturais”; “A mamã e a sala de exercício” na Convenção Internacional CEF Outono 2006. Para além disso frequentou uma “Acção de Formação de Indoor Cycling”; “Actividade Física para idosos Mix” e “Alimentação para melhorar a composição corporal” na Manz Fitness. “Passos Certos para a Criação de uma Empresa para o sector de Animação Turística”; “Alongamento na Água X Lesões”, “Personal Aqua Trainer”; “Ginástica Pós-Parto” e “Hip Hop vs Ragga Jam”.
Marcou presença nos seminários sobre os temas: “Os Jogos Paralímpicos”, Ética e Olimpismo”, “Doping no Desporto”, “O atleta Olímpico”, “Os Jogos Paralímpicos”, “Simpósio sobre os jogos Olimpicos, Movimento e ética do desporto”, inseridos na disciplica de Ética e Olimpismo.
Tem desempenhado funções de prelectora e organizadora da Acção de Formação “Aprender a trabalhar com a Diabetes”, inserida no Estágio Profissional de Condição Física da ESDRM e desenvolveu um Estágio Profissional denominado Intervenção em aulas de grupo para idosos diabéticos e para idosos sem patologias associadas, inseridas no projecto “Saúde em Movimento”, no Centro de Saúde de São João em Lisboa. Também já levou a efeito aulas com crianças.

Horários:
3.ª feira
15h40 – Versa Training
16h40 – Pilates
17h40 – Versa Training
18h30 – Versa Training
19h20 – Versa Training
20h10 – Combat

5.ª feira
17h40 – Pilates
18h30 – Versa Training
19h20 – Versa Training
20h10 – Versa Training

6.ª feira
15h40 – Versa Training
17h40 – Hip Hop Ragga
18h30 – Versa Training
19h20 – Pilates
20h10 - Latina

0 comentários: