Boletim de 2007 dedicado ao Vulcão dos Capelinhos

terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Vulcão dos Capelinhos, cuja erupção teve início há 50 anos, é o tema central do último número do Boletim do Núcleo Cultural da Horta, que foi lançado no passado dia 3 de Outubro na Sociedade Amor da Pátria.
Patrocinado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, este Boletim, que tem 316 páginas e uma tiragem de 500 exemplares, é dirigido por Luís M. Arruda e o seu lançamento enquadra-se no programa das comemorações do 50.º aniversário do Vulcão dos Capelinhos.
Nesta sessão cultural foi palestrante Rui Coutinho, professor auxiliar do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e membro do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, que apresentou uma comunicação intitulada Capelinhos 2007.
O sarau cultural encerrou com a actuação de Yuri Gertsev (violino) e Marcello Guarini (piano), professores do Conservatório Regional da Horta, que executaram alguns trechos musicais de J. Strauss, F. Kreisler, Schostakovich e Tchaikovsky.
Entretanto, o Núcleo Cultural da Horta ganhou uma nova visibilidade com a disponibilização, desde Julho de 2007, da sua página da internet que pode ser encontrada no endereço http://www.nch.pt.

0 comentários: