Associação Faialense Dos Amigos dos Animais

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Canil não tem condições para acolher mais animais

O problema dos animais abandonados é um problema de toda a comunidade, cuja resolução não pode deixar de ser objecto de uma intervenção conjunta das entidades que têm responsabilidades neste assunto bem como de outras que possam, de algum modo, colaborar na minimização das consequências deste problema.
Na sua reunião da Assembleia-geral realizada a 30 de Março de 2007 a AFAMA elegeu uma nova Direcção, composta pelos seguintes membros: Presidente, Sandra Borges, Vice-Presidente, Sónia Borges, Vogais, Liliane Sousa, Sílvia Borges e Secretário, Fátima Santos.
Tribuna das Ilhas foi tentar saber quais os objectivos, dificuldades e pontos mais prementes desta instituição que manifesta a sua preocupação, na missão e luta voluntárias e tantas vezes desapreciadas dos amigos dos animais, na tentativa de minimizar o que a inconsciência e a falta de civismo despoletou.
A Associação Faialense dos Amigos dos Animais (AFAMA), foi fundada a 12 de Março de 1999, sendo uma Associação sem fins lucrativos e de utilidade pública.
Desde a data da sua constituição, a AFAMA “não tem tido mãos a medir com todo um conjunto de actividades que tem vindo a desenvolver no âmbito de um trabalho sério e dedicado o qual é indubitavelmente, de grande relevância para toda a Ilha do Faial” – frisam os seus responsáveis.
Os objectivos desta Associação são promover a qualidade de vida dos animais abandonados e/ou maltratados, a defesa e a protecção dos mesmos e impulsionar a sua adopção.
A Associação conta neste momento com cerca de 230 associados, todavia, “há pouco voluntariado no canil, no entanto há alguns associados e colaboradores que ajudam nas actividades promovidas pela AFAMA.
A AFAMA desde o início da sua actividade tem vindo a albergar um número significativo de animais vítimas de abandono, aos quais são prestados diariamente todos os cuidados de alimentação, higiene e tratamentos de saúde necessários.
Todos estes animais são desparasitados, vacinados e esterilizados como forma de evitar a sua propagação dentro do próprio canil;
Para além das actividades inerentes ao funcionamento do canil e, ao constante esforço para promover a adopção dos animais, a AFAMA tem vindo a desenvolver todo um conjunto de actividades de grande relevância e interesse para a ilha, nomeadamente na área de controlo de reprodução com vista à minimização do problema dos animais abandonados. Neste âmbito realçam-se a esterilização de cadelas abandonadas que habitam em zonas determinadas, de forma a impedir a sua procriação.
Esta Associação tem vindo a apoiar pessoas carenciadas no controlo de reprodução dos seus animais, nos cuidados veterinários, na alimentação e nas condições de alojamento dos animais dentro das possibilidades da mesma.
Refira-se ainda que a associação tem feito um importante trabalho de colaboração com particulares com o objectivo de conseguir donos para ninhadas de cães e de gatos. Neste âmbito, a nossa acção vai no sentido de promover a divulgação desses animais, elaborando cartazes com fotografias dos mesmos e divulgando-os. Este trabalho também é de crucial importância a nível educacional na medida em que, ao colaborarmos com essas pessoas, estamos a “ensiná-las” a agir e a motivá-las a procurar meios de lidar e resolver esse tipo de problemas.
O canil de S. Lourenço, conforme pode ser constatado, apresenta visíveis sinais de degradação, sendo que, mais importante é o facto de não dispor de condições mínimas indispensáveis à saúde e ao bem-estar dos animais que alberga, nem tão pouco para as pessoas que tomam conta dos mesmos.
A estrutura existente é manifestamente insuficiente para o número de animais que alberga. Há demasiados animais por box o que origina muitas brigas entre os mesmos provocando mortes angustiantes.
A AFAMA vem constatando, com grande preocupação, um crescente número de animais abandonados e/ou vadios, nomeadamente cães e gatos.
Os animais nestas condições causam situações sociais desagradáveis e susceptíveis de configurar um grave perigo para a ordem e saúde públicas.
Durante o ano de 2006 a AFAMA recolheu cerca de 50 animais caninos abandonados no canil, dos quais cerca de 30 eram cachorros provenientes de ninhadas e promoveu a adopção de dezenas de animais felinos.
Todos os animais que aparecem abandonados no canil ficam em quarentena alguns dias. É verificado o seu estado de saúde e se o animal apresentar quaisquer sinais de gerar dúvidas sobre o seu estado de saúde será sempre sujeito à avaliação de um médico veterinário, sendo depois desparasitado e vacinado. Promovemos igualmente a socialização do mesmo junto dos outros animais e é integrado numa das boxes do canil.
A Associação debate-se com imensas dificuldades, mas uma das maiores é de não dispor de condições e espaço para os animais que alberga e disponibilidade para receber mais animais que vivem em péssimas condições;
Falta de voluntários para a recolha diária do pão das padarias e da comida do Hiper modelo a partir das 21horas
As casas em madeira existentes numa das boxes dos canis estão praticamente destruídas pelos animais e precisam de ser substituídas. Apoio financeiro para ajuda nas despesas de manutenção do canil e para a concretização da obra do canil.
Em 2004 a AFAMA pediu apoio para a compra dum terreno, na canada dos arrendamentos, para ser construído um canil. Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, Secretaria Regional do Ambiente e a Câmara Municipal da Horta subsidiaram a compra do terreno.
Entre a AFAMA e a Câmara Municipal da Horta foi assinado um protocolo de cooperação em 2006 e 2007 em que a CMH apoiou com um subsídio de 5.000€ em cada ano. Pontualmente apoiou em algumas actividades promovidas por esta semana.
A AFAMA tem vindo a promover alguns contactos com os Presidentes das Juntas de Freguesia da Ilha do Faial, apresentando um plano de actividade, referente ao controle populacional de animais na ilha, solicitando apoio financeiro para a concretização desta enorme e urgente tarefa, sensibilizar a população para registar os seus animais e não ao abandono, mas até à data ainda não recebemos qualquer apoio nesse sentido.
Em 2006 algumas Juntas de Freguesia apoiaram com material de construção, blocos e cimento nomeadamente as Juntas de Freguesia da Matriz, Angústias e Flamengos.
Conforme se pode depreender, muitas das despesas têm vindo a ser suportadas pelos próprios órgãos directivos e associados, o que significa grande esforço financeiro para manter esta Associação a funcionar se tivermos em conta: as despesas com a alimentação dos animais, despesas de desparasitações, vacinações, castrações, medicamentos, água, luzem, gás, telefone, gasolina, material de higiene e limpeza, substituição de redes. etc. Pra além destas despesas existe ainda o encargo financeiro relativo ao vencimento da funcionária que faz a comida dos animais e a limpeza do canil.

De acordo com Sandra Borges, a presidente da AFAMA, “promovermos algumas actividades com o objectivo de angariar fundos para as despesas de manutenção do canil nomeadamente: participação na festa do Mundo Rural com um bazar (quermesse), participação na Semana do Mar com um bazar, o sorteio pela Páscoa e o sorteio pelo Natal com a venda de rifas a favor do canil; campanha anuais para a recolha de alimentos; realização de uma mini-feira do livro.”

Em relação aos objectivos para o futuro, Sandra Borges diz à nossa reportagem que “a construção do novo canil é sem dúvida um dos objectivos prioritários da AFAMA e a sua concretização será sem dúvidas uma mais valia para toda a comunidade Faialense. O controle populacional de cães e gatos na Ilha do Faial é outro dos maiores projectos desta associação. ara dar cumprimento a estes objectivos, falta-nos a necessária colaboração financeira, pois esta Associação não tem condições de custear uma intervenção desta natureza, face aos seus escassos recursos financeiros.
Credibilizar a Associação na sociedade Faialense, tornando-a também respeitada pelas Instituições Públicas; mobilizar a sociedade para a temática animal.”

1 comentários:

Anônimo disse...

Venho por este meio felicitar a mudan�a de direc�o desta associa�o. Esperando sinceramente que as ideias fundamentalistas e desajustadas da realidade que até agora imperavam, estejam atenuadas, para bem de todos so animais alojados.
Concordo plenamente que as condi�es em que se encontram os c�es s�o deplor�veis, causando grande transtorno para as pessoas que estao a trabalhar junto das instala�es do chamado canil.
Espero sinceramente que as obras do novo canil se concretizem o mais breve poss�vel!