SECRETÁRIO COORDENADOR DA JUVENTUDE SOCIALISTA DA ILHA DO FAIAL

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Filipe Menezes quer fortalecer a JS
Membro do Secretariado Regional da JS Açores e Secretário Coordenador da Juventude Socialista da Ilha do Faial, Filipe Menezes assumiu recentemente os comandos da JS. Os seus objectivos são claros, e passam por uma dinamização desta organização política de juventude.

Tribuna das Ilhas - Há frente da JS Faial por 2 anos, qual o principal desafio que tem pela frente?
Filipe Menezes – O principal desafio a que me propus passa por fortalecer a JS, dinamizar a sua actividade e ganhar cada vez mais jovens para os valores da liberdade, da democracia e do socialismo democrático.

T.I. - Há quanto tempo pertence a esta organização política?
F.M. - Estou na Juventude Socialista desde 1995.

T.I. - O que o levou a ingressar na JS?
F.M. - A vontade de ajudar na defesa de valores que considero fundamentais para a sociedade e que a juventude deve abraçar com empenhamento

T.I. - Qual a importância que a JS tem na sua vida e na vida dos jovens que a integram?
F.M. - A JS é a organização de juventude que me permite e a muitos jovens intervir na sociedade procurando melhorá-la

T.I. - Como vê a evolução/aumento do número de militantes da JS?
F.M. - Quando eu entrei na JS havia cerca de 30 militantes com fraca actividade. Agora existem mais de 100 com actividades regulares.

T.I. - Quais os principais problemas da JS Faial?
F.M. - A JS Faial não tem problemas. Nota-se contudo que a juventude em geral, designadamente os mais novos, tem pouca apetência para questões políticas, para além de muitas solicitações que lhes ocupam todo o tempo.

T.I. - Que objectivos delineou para o mandato?
F.M. - Crescimento do número de militantes para a JS, crescimento do número de actividades, maior participação nas questões da ilha e dos Açores e apoio ao crescimento do Partido Socialista na região, desde as autarquias até à Assembleia e ao Governo. É ainda nosso propósito defender os interesses da juventude e fazer propostas políticas que contribuam para a melhoria das condições dos nossos jovens em todos os aspectos da sua vida.

T.I. - O Projecto “Um brinquedo um sorriso” foi implementado pela JS Faial e hoje desenrola-se em toda a Região. Vai continuar? Em que moldes?
F.M. - O projecto “um brinquedo um sorriso” é uma acção de solidariedade desenvolvida todos os anos pela JS que tem tido grande sucesso e é hoje repetida em toda a região, o que muitos nos orgulha. É nossa intenção prosseguir com essa acção alterando algumas situações que precisam de ser revistas.

T.I. - Qual a importância destes projectos de intervenção social?
F.M. - É uma forma de participar nas causas públicas de forma colectiva, de conhecer realidades que por vezes se encontram escondidas e de praticar a solidariedade social.

T.I. - “Pensar Horta”, outro projecto… estão previstas algumas acções deste género? Que temos vão ser abordados?
F.M. - No “Pensar Horta” vão ser abordados temas relacionados com a ilha na perspectiva da juventude. Habitação, emprego, ambiente, turismo, etc.

T.I. - A JS sente o apoio do PS Faial? Como é a relação com o partido? A JS ainda é vista como “os meninos que colam cartazes”?
F.M. - A JS sente o apoio do PS Faial e a relação é boa. Em boa verdade a JS nunca foi vista pelo Partido Socialista como “os meninos que colam cartazes”.
O PS Faial respeita as opiniões e apoia as iniciativas da JS.

T.I. - Que análise faz da situação política do Faial?
F.M. - A situação política actual no Faial é positiva sendo grande o investimento público nesta ilha. São exemplos disso a construção da nova escola Secundária e equipamentos desportivos, a escola profissional já em funcionamento, a biblioteca e arquivo, as obras no Vulcão dos Capelinhos, as obras projectadas para o porto da Horta, o novo edifício do DOP, o saneamento básico e muitas outras que terão grande relevância não só na qualidade de vida das pessoas mas que, sobretudo poderão potenciar maior desenvolvimento e progresso para esta ilha. Espera-se que os cidadãos desta ilha dêem o seu próprio contributo pessoal para o nosso futuro colectivo.

T.I. - E a nível regional?
F.M. - A nível regional importa prosseguir as políticas iniciadas com os Governos do Partido Socialista que têm melhorado consideravelmente a economia dos Açores e o bem-estar dos Açorianos.

T.I. - No VIII Congresso Regional da JS, o Faial apresentou uma moção referente ao Turismo do Triângulo. Depois de aprovada, o que vão fazer?
F.M. - Pensamos este conjunto de ilhas do Faial, Pico e S. Jorge em virtude da sua proximidade e características podem constituir um destino turístico interessante. Procuraremos desenvolver esta ideia, que já não é nova juntos dos responsáveis políticos, das autarquias e do Governo Regional.

T.I. - Porquê este tema?
F.M. - Porque o sector do turismo perspectiva-se como fundamental para a economia Açoriana.

T.I. - Filipe é um “jovem regressado” podia ter ficado no Continente depois de concluídos os seus estudos. O que o fez voltar?
F.M. - Sempre pensei regressar às origens, a esta ilha onde cresci e onde me sinto bem.

T.I. - Acha que há uma política de incentivo à fixação dos jovens na nossa ilha?
F.M. - Não, mas é urgente que exista sob pena da população ficar cada vez mais envelhecida, o que seria uma catástrofe. É por isso absolutamente decisivo encontrar formas de fixação dos jovens nesta ilha.

T.I. - O que poderia mudar ou ser implementado?
F.M. - Uma aposta séria no investimento e no emprego por parte dos faialenses, formação profissional para as actividades consideradas mais necessárias e com perspectivas de futuro, bem como políticas concretas de habitação para jovens.

T.I. - Quais são os seus objectivos políticos?
F.M. - Estou a trabalhar no presente sem projectar ambições políticas pessoais. Tudo o que conseguir fazer pela minha ilha e pelos meus concidadãos será politicamente compensador.

T.I. - Será que em 2009 teremos um candidato faialense à liderança da JS Açores?
F.M. - Actualmente não penso sobre isso. Sou membro do Secretariado Regional da JS Açores e Secretário Coordenador da Juventude Socialista da ilha do Faial e é nestas funções que vou trabalhar durante dois anos.


Em caixa:
Mais sobre Filipe Menezes....
No ano de 2007 - Secretário Coordenador de ilha de uma Juventude Partidária
Representante dos alunos no Conselho Directivo da Escola Superior de Gestão de Santarém no ano 2004/2005 e 2005/2006
Nos anos lectivos de 2005/2006 - Jogador da equipa de futsal da Casa do Benfica de Santarém, inscrita na Associação de Futebol de Santarém.
No ano lectivo de 2003/2004 - Membro da Assembleia da Escola na Escola Superior de Gestão de Santarém, Membro Fundador da Associação Scalabitana de Administração Pública e Autárquica, Presidente da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão de Santarém, Membro da Comissão Regional de uma juventude partidária
De 1998 a 2002 e de 2004 a 2007 - Secretário Regional de uma juventude partidária.
No período de 2002/2004 nos Açores - Membro da comissão organizadora da Semana Académica de Santarém de 2004
Membro da Assembleia do Instituto Politécnico de Santarém no ano de 2004
Membro da Comissão Organizadora das festas da “Semana do Mar”, na ilha do Faial no ano de 1998
No ano lectivo de 1997/1998 - Presidente da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, Açores

0 comentários: