32.º Edição da Semana do Mar

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Festival náutico assume especial importância
A 32-ª edição da Semana do Mar ficará marcada pelas provas de vela ligeira que preenchem seis dias de festa.
A Semana do Mar 2007 realiza-se de 3 a 12 de Agosto e é organizada pela Câmara Municipal da Horta em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, Clube Naval da Horta, APTO,AS, secretaria regional do Ambiente e do Mar, secretaria regional da Agricultura e Florestas, subsecretário regional das Pescas, Direcção Regional de Turismo, Direcção Regional das Pescas, Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, INATEL, delegação do Faial da Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos, Serviço de Desporto do Faial, Conservatório Regional da Horta, serviços de Cultura da Ilha do Faial, Associação de Folclore da Ilha do Faial e Associação de Estudantes da Escola Secundária Manuel de Arriaga. A Semana do Mar é ainda patrocinada pelo BPI e pela TMN.
Este ano os festejos maiores da cidade da Horta, ficam fortemente marcados pelo vasto cartaz náutico, com a inclusão no programa da regata transatlântica Ceuta/Horta, de um desfile de atletas de todas as modalidades náuticas e a recepção da primeira etapa da regata Etel/Horta/Concarneau.
Na apresentação da edição deste ano, que decorreu sexta-feira, a bordo do navio-escola Sagres, atracado no Porto da Horta, o presidente da Comissão Organizadora da Semana do Mar, João Fernando Castro destacou também a realização do II Festival de Vela Ligeira, com a presença dos clubes navais da Região, do Funchal, de Tenerife, de Vigo, de Madrid, de Ceuta e do Continente, da regata Atlantis Cup e das regatas de botes baleeiros.
Pelo palco principal passarão Xutos e Pontapés, Rare Folk, da Espanha, Blasted Mechanism, a norte-americana Lisa Doby, a Brigada Victor Jara, os Ciganos D’Ouro, o II Festival de Folclore, o Tributo a Roberto Carlos e a Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta.
No espaço da Semana do Mar haverá ainda um palco montado para as actuações de tunas, ranchos e grupos folclóricos locais de âmbito nacional e internacional, com destaque para o Grupo Folclórico Sputnik, da Rússia, o Ballet Folklórico de La Universidad de Guanajuato, do Mèxico e o Rancho Folclórico da Casa do Povo Glória do Ribatejo, do Continente.
No palco instalado no Largo do Infante, actuarão oito bandas filarmónicas locais, uma do Continente, proveniente de Terras do Boro, e outra de San Diego, Califórnia.
A organização da Semana do Mar estima que cerca de um milhar de atletas deverão participar nas 16 modalidades desportivas incluídas em cartaz, nomeadamente em Canoagem, Remo Yolle de 4, Vela de Cruzeiro, Vela Ligeira, Windsurf, Natação, Apneia, Jet-ski, Pesca Desportiva, Regatas de Mini-veleiros, Andebol de Praia, Volei de Praia, Polo Aquático, Hora Fitness com diversas modalidades, Encontros de Mergulho e Passeios Pedestres.
Complementam a componente náutica da 32.ª edição da Semana do Mar, a realização de encontros temáticos sobre o mar dos Açores, saídas para conhecer o canal Faial/Pico, jogos tradicionais, oficinas de Ambiente e do Mar, de Cerâmica e de Pintura, passeios em botes baleeiros e montagem de um parque de insufláveis.
Para além destas provas, decorrerá ainda o projecto “Rumo ao Abismo”, que consiste numa prova de apneia onde Simone Martins e Paulo Nóbrega voltam a desafiar as profundidades do Atlântico em busca de novos recordes de mergulho livre em apneia. O II FaialSub – Concurso de Fotografia Subaquática surge também este ano associado à Semana do Mar, como factor de promoção das mais belas paisagens subaquáticas da ilha do Faial.
Outra novidade deste ano é o Parque da Juventude, que vai ser instalado no Parque da Alagoa e que reunirá no mesmo espaço uma zona de campismo, de diversões e de discoteca.

Espectáculos Semana do Mar 2007

Brigada Victor Jara
Grupo formado em 1975, em Coimbra, vencedora de vários prémios nacionais e internacionais pelo seu papel na divulgação da música tradicional portuguesa.
Trabalhos discográficos: “Eito Fora” (1977), “Tamborileiro” (1979), “Quem sai aos seus” (1981), LP “Marcha dos Foliões” (1982), LP “Contraluz” (1984), LP “Monte Formoso” (1989), Tema “Filhos da Madrugada” (1994), “Ópera do Bandoleiro” (1994),“Danças e Folias" ( 1995), “Ovas que vos trago" (1999), "Por sendas, montes e vales" (2000), “Ceia Louca” (2006).

Ciganos D’Ouro
Os Ciganos D’ Ouro têm centenas de concertos realizados em Portugal, depois de terem surgido em 1994 por iniciativa dos irmãos José Pato e Sérgio Silva. Inicialmente este grupo actuava exclusivamente em eventos Culturais no seio da Comunidade Cigana portuguesa.
A partir de 1995 a formação alargou-se em consequência da colaboração iniciada com o guitarrista Pedro Jóia que assumiu a direcção musical do grupo. O passo seguinte foi a gravação do seu primeiro disco – “LA CASA” editado em 1996 pela Movieplay.
Os Ciganos de Ouro passaram então a divulgar o seu trabalho em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Holanda, participando em festivais internacionais de música cigana – Festivais de Música Cigana de Tilburg, de Ostende, Virgen de Los Remédios, de Ste Marie de La Mer, entre outros - ao mesmo tempo que conquistavam novas plateias fora desta comunidade, tendo realizado centenas de espectáculos desde então.
O seu último trabalho, intitulado, MAKTOUB, revela-nos novas linguagens, entre as quais a música do Magrebe.

Rare Folk
A banda espanhola já com uma longa e internacional carreira teve inclusivamente um tema inserido na mítica colectânea "Nações Celtas II - O Caminho das Estrelas" de 1999, com o tema "Two Reels".
Grupo de Sevilha, já com 3 CD's editados, participaram nos maiores festivais de música celta em Espanha e Europa. O grupo já participou nos maiores e melhores Festivais de Espanha, este ano esteve presente no "Ollinkan Festival" realizado no México (Cidade do México) , onde realizou 3 espectáculos, tendo sido contactado para editar o próximo trabalho nesse país, e efectuar uma Tounée em 2006.

Lisa Doby
Lisa Doby é oriunda da Carolina do Sul, Estados Unidos da América. O seu universo musical reflecte uma música cativante e audiciosa, combinando soul e rock. Esta cantora faz parte do universo de artistas, que transmite uma energia tal, que nos faz desejar que a sua voz nunca deixasse de se ouvir. Ela já demonstrou o seu lado soul em vários grandes festivais tais como o Festival de Jazz de Montreal, o Festival The Bonneville Rhythm & Blues o Festival de Música de Poschiavo etc .

Blasted Mechanism
Os Blasted Mechanism são uma banda portuguesa de rock alternativo, composta pelos membros Karkov (voz), Valdjiu (bambuleco, kalachakra), Ary (baixo electrico), Fred Stone (bateria), Winga (percursão) e Zymon (guitarra, cítara, teclas). Embora centrada no rock, a sua música recorre a vários elementos electrónicos. A banda foi formada em 1996 e ficou conhecida por se disfarçarem de extraterrestres nas suas actuações ao vivo.

Xutos e Pontapés
Os Xutos & Pontapés são uma banda de rock portuguesa formada em 1978 por Zé Pedro (guitarra), Zé Leonel (voz), Kalú (bateria) e Tim (baixo). Em 1981 entra para a banda o guitarrista Francis e sai Zé Leonel, assumindo Tim as funções de vocalista. Em 1983 Francis sai da banda que passa a actuar com músicos convidados, entre os quais o saxofonista Gui; no mesmo ano entra para a banda o guitarrista João Cabeleira.
Os Xutos e Pontapés foram agraciados pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique em 2004. Nesse mesmo ano, os Xutos deram um mega concerto para celebrar os seus 25 anos de carreira. Em 2005, os Xutos e Pontapés realizaram uma tournée intitulada , a tournée dos 3 desejos , na qual deram três series de concertos, cada um com um alinhamento diferente. Em 2006 não só deram um concerto acústico, em celebração dos seus 28 anos, como também lançaram um dvd triplo com toda a sua história desde o início (1978) até 2005(tournée 3 desejos).

Tributo a Roberto Carlos
O músico Roy Caetano, acompanhado pela Banda.com, trará à cidade da Horta alguns dos sucessos da carreira do conhecido cantor, tais como “Namoradinha de um amigo meu”, “Nossa Senhora” ou “O Calhambeque”.
A semelhança física do artista convidado com Roberto Carlos não será apenas um dos ingredientes deste espectáculo, que tem como objectivo levar o público faialense a viajar pelo universo das canções brasileiras, que mais têm feito furor nos últimos anos.

Orquestra da CMH
A Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta foi fundada a 28 de Dezembro de 1989, sob a batuta do Professor José Maria da Silva, que ao longo destes 18 anos tem assumido a direcção musical da Orquestra. Actualmente, são cerca de 25 o número de elementos, provenientes das bandas filarmónicas e dos agrupamentos musicais existentes na ilha do Faial, no qual se incluem também três vozes, duas femininas e uma masculina. A Orquestra de Música Ligeira da Câmara Musical da Horta tem realizado diversas deslocações na Região Autónoma dos Açores, no Continente e à Costa Leste dos Estados Unidos da América.

Programa
Sexta-feira - 3 de Agosto (DIA EXTRA)
11h00 – Distribuição de hortênsias e produtos regionais aos iatistas (Marina da Horta)
01h00 – Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)

Sábado - 4 de Agosto (DIA EXTRA)
09h00 – Abertura Oficial do Secretariado das provas náuticas (CNH)
10h00 – Prova Regional de Canoagem – K1 (Baía da Horta)
14h00 – Mostra de Produtos de Horticultura Tradicional (Castelo de São Sebastião/Ecoteca)
15h00 – Prova Regional de Canoagem – K1 (Baía da Horta)
20h30 – Abertura da Exposição “Horta no mundo das Regatas Internacionais” (Clube Naval da Horta)
21h00 – Desfile de Grupos Folclóricos (Clube Naval/Palco Principal)
21h30 – Semana do Mar – “Como tudo começou...” (caldo de peixe com música ao vivo, junto ao Clube Naval da Horta, dedicado aos iatistas de passagem pela Marina da Horta)
23h00 – Apresentação do II Festival de Folclore da Semana do Mar – (Palco Principal)
01h00 – Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)

Domingo - 5 de Agosto
10h45 – Desfile de Filarmónicas pelas ruas da cidade, rumo à Praça do Infante.
10h50 – Desfile dos Participantes no Festival Náutico (Clube Naval/ Praça do Infante)
11h00 – Abertura Oficial da Semana do Mar (Praça do Infante) - Animação “Clube tum tum” da Escola B/I da Horta
12h00 – Abertura Oficial da EXPOMAR
13h00 – Encerramento da linha de chegada da regata “ATLANTIS CUP – Regata da Autonomia” e prova Off-shore do Campeonato Regional de Cruzeiros (Baía da Horta)
15h00 – Prova Regional de Canoagem – K1 (Baía da Horta)
17h30 – Missa na Ermida da Nª Srª da Guia
18h00 – Embarque no “Cruzeiro”, para acompanhamento do Cortejo Náutico da festividade da Senhora da Guia (Cais de Santa Cruz)
– Largada das embarcações envolvidas na participação do Cortejo Náutico da Senhora da Guia (Baía da Horta)
– Cortejo com a Imagem de Nossa Senhora da Guia (da Ermida de Nossa Senhora da Guia até ao Centro do Mar)
– Cortejo náutico com a Imagem de Nossa Senhora da Guia (da Baía de Porto Pim até à Baía da Horta com desembarque da imagem na Marina da Horta)
19h00 – Abertura Oficial do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Feira do Livro e Exposições
- Recanto dos Traquinas
20h30 – Briefing de apresentação das regatas de Vela de Cruzeiro da Semana do Mar 2007 e cerimónia de entrega de prémios das provas de Canoagem (CNH) – Animação de Rua “ Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h30 – Actuação da Filarmónica Nova Artista Flamenguense (Palco da Praça do Infante)
22h00 – Actuação do Grupo de Folclore Sputnik da Rússia (Palco da Av. 25 de Abril)
23h30 – Actuação do grupo BRIGADA VICTOR JARA (Palco principal)
01h00 – Animação Fora d’ Horas (Av. 25 Abril)
– Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)

Segunda - 6 de Agosto
10h00 – II Festival Internacional Vela Ligeira – 1.ª PCR Optimist, L’Equipe, 420 e Laser Radial
– “A Arte sai à rua” – Workshop de pintura ao ar livre (Praça do Infante)
10h00 – Parque de Insufláveis (Escola Manuel de Arriaga)
10h30 – Esculturas na Areia – Praia de Porto Pim
12h00 – Partida da segunda etapa da IX edição da Regata Etel/Horta/Concarneau
14h00 – 3.ª PCR Inshore do Campeonato Regional de Vela de Cruzeiros (Canal Faial/Pico)
14h30 – Oficinas de Ambiente e Mar (Castelo de São Sebastião/Ecoteca)
– Workshop de cerâmica (Ecoteca)
16h00 – Abertura da Feira EXPOMAR
– Conhecer o Canal Faial/Pico (inscrições e embarque na Expomar no stand DOP/OMA)
16h30 – Torneio de Andebol Praia (Praia de Porto Pim)
18h00 – Jogos Tradicionais para crianças (Praça do Infante)
18h30 – Hora Fitness – Ragga (Parque Juventude/Alagoa)
– Passeios à Vela nos Botes Baleeiros “Claudina” e “Maria da Conceição”, do C.N.H, “São José” da JF do Capelo, “Senhora do Socorro” do JF do Salão, “Nossa Senhora de Fátima” da JF de Castelo Branco (embarque junto ao Clube Naval)
19h00 – Abertura do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Feira do Livro e Exposições
- Recanto dos Traquinas
20h30 – Animação de Rua “ Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h00 – Prova nocturna de Mini-veleiros (Marina da Horta)
21h30 – Filme “Às Segundas ao Sol” (Centro do Mar – Antiga Fábrica da Baleia)
– Actuação da Filarmónica Euterpe de Castelo Branco (Palco da Praça do Infante)
22h00 – Actuação do Ballet Folklórico de la Universidad de Guanajuato - México (Palco da Av. 25 de Abril)
22h00 – Encontros temáticos sobre o Mar dos Açores (Expomar)
22h30 – Animação de Rua (Av.25 de Abril)
23h30 – Actuação do grupo CIGANOS D´OURO (Palco principal)
01h00 – Animação Fora d´ Horas (Av. 25 Abril)
– Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)

Terça - 7 de Agosto
10h00 – II Festival Internacional Vela Ligeira – 1.ª PCR Optimist, L’Equipe, 420 e Laser Radial
– “A Arte sai à rua” – Workshop de pintura ao ar livre (Praça do Infante)
10h00 – Parque de Insufláveis (Escola Manuel de Arriaga)
10h30 – Esculturas na Areia – Praia de Porto Pim
– Percurso Pedestre no Monte da Guia (Portão de Porto Pim)
14h30 – Oficinas de Ambiente e Mar (Castelo de São Sebastião/ Ecoteca)
– Workshop de cerâmica (Ecoteca)
- Rumo ao Abismo 2007 – tentativa de record nacional em apneia dinâmica
15h00 – Prova de Vela de Cruzeiro “Troféu Horta” (Canal Faial/Pico)
16h00 –Abertura da Feira EXPOMAR
– Prova de Windsurf (Canal Faial/Pico)
– Conhecer o Canal Faial/Pico (inscrições e embarque na Expomar no stand DOP/OMA)
16h30 – Torneio de Andebol Praia (Praia de Porto Pim)
17h00 – Largada das Embarcações Participantes Prova de Pesca Desportiva de Mar – Corrico
18h00 – Jogos Tradicionais para crianças (Praça do Infante)
18h30 – Hora Fitness - Combat (Parque Juventude)
– Passeios à Vela nos Botes Baleeiros “Claudina” e “Maria da Conceição”, do C.N.H, “São José” da JF do Capelo, “Nossa Senhora do Socorro” do JF do Salão, “Nossa Senhora de Fátima” da JF de Castelo Branco (embarque junto ao Clube Naval)
19h00 – Abertura do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Feira do Livro e Exposições
- Recanto dos Traquinas
20h00 – Jantar de Encerramento da “XIX Atlantis Cup – Regata da Autonomia” e do Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro
20h30 – Animação de Rua “ Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h30 – Actuação da Filarmónica Lira Campesina Cedrense (Palco da Praça do Infante)
22h00 – Actuação do Grupo Folclórico da Feteira (Palco Av. 25 de Abril)
22h00 - Encontros temáticos sobre o Mar dos Açores (Expomar)
22h30 – Animação de Rua (Av.25 de Abril)
23h00 – Chegada Embarcações Participantes na Prova de Pesca Desportiva de Mar – Corrico
23h30 – Actuação dos Sevilhanos RARE FOLK (Palco principal)
01h00 – Animação Fora d’ Horas (Av. 25 Abril)
– Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)

Quarta-8 de Agosto
10h00 – II Festival Internacional Vela Ligeira – 1.ª PCR Optimist, L’Equipe, 420 e Laser Radial
– “A Arte sai à rua” – Workshop de pintura ao ar livre (Praça do Infante)
– Parque de Insufláveis (Escola Manuel de Arriaga)
10h30 – Esculturas na Areia – Praia de Porto Pim
14h30 – Oficinas de Ambiente e Mar (Castelo de São Sebastião/Ecoteca)
– Workshop de cerâmica (Ecoteca)
15h00 – Prova de Vela de Cruzeiro “Regata de Solitários” (Canal Faial/Pico)
16h00 – Abertura da Feira EXPOMAR
– Conhecer o Canal Faial/Pico (inscrições e embarque na Expomar no stand DOP/OMA)
18h00 – Jogos Tradicionais para crianças (Praça do Infante)
18h30 – Hora Fitness – Aeróbica (Parque Juventude/Alagoa)
– Passeios à Vela nos Botes Baleeiros “Claudina” e “Maria da Conceição”, do C.N.H, “São José” da JF do Capelo, “Nossa Senhora do Socorro” do JF do Salão, “Nossa Senhora de Fátima” da JF de Castelo Branco (embarque junto ao Clube Naval)
19h00 – Abertura do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Feira do Livro e Exposições
- Recanto dos Traquinas
20h00 – Cerimónia de entrega de prémios do II Festival Internacional de Vela Ligeira
20h30 – Animação de Rua “Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h30 – Actuação da Filarmónica Artista Faialense (Palco da Praça do Infante)
22h00 – Actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo Branco (Palco Av. 25 de Abril)
– Encontros temáticos sobre o Mar dos Açores (Expomar)
22h30 – Animação de Rua (Av.25 de Abril)

23h30 – Actuação da norte-americana LISA DOBY (Palco principal)
01h00 – Animação Fora d’ Horas (Av. 25 Abril)
– Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)


Quinta - 9 de Agosto
09h30 – Encontro de Mergulho – Rede Natura 2000 (Baixa do Canal)
10h00 – “A Arte sai à rua” – Workshop de pintura ao ar livre (Praça do Infante)
– Parque de Insufláveis (Escola Manuel de Arriaga)
10h30 – II Troféu “João Lucas” em Laser Standart
– Percurso Pedestre no Monte Queimado (Portão de Porto Pim)
– Esculturas na Areia – Praia de Porto Pim
14h30 – Oficinas de Ambiente e Mar (Castelo de São Sebastião/Ecoteca)
– Workshop de cerâmica (Ecoteca)
15h30 – Prova tradicional de Natação – “Travessia da Doca”
16h00 – Abertura da Feira EXPOMAR
– Conhecer o Canal Faial/Pico (inscrições e embarque na Expomar no stand DOP/OMA)
16h30 – Regata dos Velhotes: regata de antigos praticantes de Vela Ligeira, na classe Optimist (Porto da Horta)
17h00 – Pólo Aquático (Cais de Santa Cruz)
18h00 – Prova de longo curso de Mini-veleiros (Baía da Horta)
18h30 – Hora Fitness – Hip-Hop (Parque Juventude)
– Passeios à Vela nos Botes Baleeiros “Claudina” e “Maria da Conceição”, do C.N.H, “São José” da JF do Capelo, “Nossa Senhora do Socorro” do JF do Salão, “Nossa Senhora de Fátima” da JF de Castelo Branco (embarque junto ao Clube Naval)
19h00 – Abertura do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Feira do Livro e Exposições
- Recanto dos Traquinas
20h30 – Animação de Rua “ Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h00 – Actuação do Grupo de Cantares “Ilha Azul” (Palco Av. 25 de Abril)
21h30 – Actuação da Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense (Palco da Praça do Infante)
– Filme “Respiro” (Centro do Mar – Antiga Fábrica da Baleia)
22h00 – Actuação do Grupo Folclórico do Salão (Palco Av. 25 de Abril)
– Encontros temáticos sobre o Mar dos Açores (Expomar)
22h30 – Animação de Rua (Av.25 de Abril)
23h30 – Actuação do grupo BLASTED MECHANISM (Palco principal)
01h00 – Animação Fora d’ Horas (Av. 25 Abril)
– Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)


Sexta - 10 de Agosto
10h00 – II Troféu Cidade da Horta – Escolas de Vela – (Baía da Horta)
– “A Arte sai à rua” – Workshop de pintura ao ar livre (Praça do Infante)
– Parque de Insufláveis (Escola Manuel de Arriaga)
10h30 – Esculturas na Areia – Praia de Porto Pim
11h00 – Prova de Windsurf (Canal Faial/Pico)
14h30 – Oficinas de Ambiente e Mar (Castelo de São Sebastião/ Ecoteca)
– Workshop de cerâmica (Ecoteca)
15h00 – Prova de Vela de Cruzeiro “Regata das Sereias/MWF”, para Skippers femininos (Canal Faial/Pico)
16h00 – Abertura da Feira EXPOMAR
– Conhecer o Canal Faial/Pico (embarque e inscrições na Expomar no stand DOP/OMA)
16h30 – Torneio de Voleibol Praia (Praia de Porto Pim)
17h00 – Pólo Aquático (Cais de Santa Cruz)
17h30 – Jet-ski - prova de velocidade (Baía da Horta, junto à Avenida 25 de Abril)
18h00 – Provas de Remo “Yolle de 4” – Masculino/Feminino (Baía da Horta)
18h30 – Hora Fitness – Ritmos Brasileiros (Parque Juventude)
– Passeios à Vela nos Botes Baleeiros “Claudina” e “Maria da Conceição”, do C.N.H, “São José” da JF do Capelo, “Nossa Senhora do Socorro” do JF do Salão, “Nossa Senhora de Fátima” da JF de Castelo Branco (embarque junto ao Clube Naval)
19h00 – Abertura do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Feira do Livro e Exposições
- Recanto dos Traquinas
20h00 – Pesca Desportiva: prova nocturna (concentração junto ao Clube Naval)
20h30 – Animação de Rua “ Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h00 – Actuação do Grupo de Cantares “Sons do Vale” (Palco Av. 25 de Abril)
21h30 – Actuação da Filarmónica União Portuguesa de San Diego (Palco da Praça do Infante)
22h00 – Actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel (Palco Av. 25 de Abril)
– Encontros temáticos sobre o Mar dos Açores (Expomar)
22h30 – Animação de Rua (Av.25 de Abril)
23h30 – Actuação do grupo XUTOS E PONTAPÉS (Palco principal)
01h00 – Animação Fora d’ Horas (Av. 25 Abril)
– Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)


Sábado -11 de Agosto
10h00 – II Troféu Cidade da Horta - Escolas de Vela – (Baía da Horta)
– “A Arte sai à rua” – Workshop de pintura ao ar livre (Praça do Infante)
– Parque de Insufláveis (Escola Manuel de Arriaga)
10h30 – Percurso Pedestre no Monte da Guia (Portão de Porto Pim)
– Pesca Desportiva: prova infantil (molhe da doca da Horta)
– Esculturas na Areia – Praia de Porto Pim
11h30 – Troféu “Cidade da Horta” – Apneia dinâmica com barbatanas (CNH)
14h30 – Prova de Botes Baleeiros – Casa de Pessoal da RTP: Regata de Vela (Baía da Horta)
– Workshop de cerâmica (Ecoteca)
16h00 – Abertura da Feira EXPOMAR
16h00 – Abertura do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Feira do Livro e Exposições
- Recanto dos Traquinas
16h30 – Torneio de Voleibol Praia (Praia de Porto Pim)
17h00 – Prova de Botes Baleeiros – Casa de Pessoal da RTP: Regatas de Remo, feminino e masculino (Baía da Horta)
18h00 – Jet-ski (Horta/Madalena/Horta)
18h30 – Hora Fitness – Aeróbica Latina (Parque Juventude/Alagoa)
18h45 – Regata de Mini-veleiros (Marina da Horta)
20h00 – Jantar de entrega de prémios das Regatas de Botes Baleeiros, e provas de Pólo-aquático e Pesca Desportiva de Mar
20h30 – Animação de Rua “ Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h00 – Actuação do Grupo de Cantares “Margens” (Palco Av. 25 de Abril)
21h00 – Actuação da Filarmónica União Faialense (Palco da Praça do Infante)
21h30 – Filme “Uma Verdade Inconveniente” (Centro do Mar – Antiga Fábrica da Baleia)
22h00 – Actuação da Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos (Palco Av. 25 de Abril)
22h00 – Actuação da Filarmónica Sociedade Musical de Carvalheira – Terras de Bouro (Palco da Praça do Infante)
22h30 – Animação de Rua (Av.25 de Abril)
23h30 – Actuação do grupo ROBERTO CARLOS - TRIBUTO (Palco principal)
01h00 – Animação Fora d’ Horas (Av. 25 Abril)
– Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)

Domingo - 12 de Agosto
08h00 – Prova de Pesca Desportiva: prova diurna (concentração CNH)
10h00 – Brincadeiras Marítimas (no interior da Baía da Horta)
– “A Arte sai à rua” – Workshop de pintura ao ar livre (Praça do Infante)
– Parque de Insufláveis (Escola Manuel de Arriaga)
– 2º Faial Sub – Prova Subaquática de Fotografia Digital (concentração às 9h00 no CNH)
10h30 – Esculturas na Areia – Praia de Porto Pim
11h00 – Provas de Remo “Yolle de 4” – Masculino/Feminino (Baía da Horta)
12h00 – Prova de Vela de Cruzeiro “Regata do Canal” (Canal Faial/Pico)
13h00 - Encerramento da Linha de Chegada da I Edição da Regata Transatlântica Ceuta/Horta
14h30 – Workshop de cerâmica (Ecoteca)
16h00 – Abertura da Feira EXPOMAR
16h00 – Abertura do Centro de Exposições (Escola Manuel de Arriaga)
- Feira Regional de Artesanato
- Exposições
- Recanto dos Traquinas
16h30 – Torneio de Voleibol Praia (Praia de Porto Pim)
17h00 – Encerramento do Festival Náutico da Semana do Mar
18h00 – Corso Etnográfico com representação de todas as freguesias da ilha do Faial
(Largo Manuel de Arriaga/Praça do Infante/Av. 25 de Abril/R. Conselheiro Miguel da Silveira/Av. 25 de Abril/Av. Machado Serpa)
19h00 – Abertura da Feira do Livro (Escola Manuel de Arriaga)
20h00 – Jantar de entrega de prémios das regatas de Vela de Cruzeiro, Mach Racing, Mini-veleiros, Windsurf e Velhotes, das provas de Remo, Jet-ski, Mergulho e Pesca Desportiva (Clube Naval da Horta)
20h30 – Animação de Rua “ Maralhada” (Av.25 de Abril)
21h00 – Actuação da Filarmónica Lira e Progresso Feteirense (Palco da Praça do Infante)
– Actuação do Grupo de Cantares “Maresias” (Palco Av. 25 de Abril)
22h00 – Actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo Glória do Ribatejo (Palco Av. 25 de Abril)
22h00 – Actuação da Filarmónica Unânime Praiense (Palco da Praça do Infante)
22h30 – Animação de Rua (Av.25 de Abril)
23h30 – Actuação da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta (Palco principal)
01h00 – Interpretação da Marcha da Semana do Mar 2007 (Palco principal)
01h15 – ENCERRAMENTO OFICIAL DA SEMANA DO MAR 2007, com espectáculo de fogos-de-artifício (Baía da Horta)
01h30 – Discoteca do Mar (Parque da Alagoa)


Marcha da Semana do Mar 2007
Um abraço de Mar

No teu coração aberto
Um porto certo eu hei-de encontrar...
Ganhoa que voa tão perto
Incerto amor à beira-mar.

És a festa mais sentida
Nesta Avenida da contemplação!
Faial, tu és a minha vida
Medida em ondas de emoção.


Refrão
Ai, Horta menina-mulher
Solta o cabelo e olha p’ra mim
Marina amante que tão bem me quer
É meu encosto lá em Porto Pim!
É generosa e tem barcos mil
Fica feliz vendo o dia raiar
Tem tatuagem no peito gentil
É para sempre Semana do Mar!


Sete dias de aventura
É a ternura que vou partilhar:
Hortênsias me dás com fartura
Lonjura te dou a cantar...

Em mil ondas de oceano
A todo o pano vai meu bem querer.
Abrigo de todo o ano
Profano amor deste prazer...

Refrão – Bis – Fim

Autor da Letra: Victor Rui Ramalho Bettencourt Dores
Autor da Música: Fernando Manuel Simas Goulart
Intérprete: Cátia Andreia Amaral dos Santos

0 comentários: