Hortaludus promove Alagoa 2007

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Foi apresentado na passada quarta-feira o projecto “Alagoa 2007”, uma iniciativa da Hortaludus e da Junta de Freguesia da Conceição, que se realiza no dia 2 de Junho, sábado, no Parque da Alagoa, Piscina Municipal e zona envolvente.
A Hortaludus EM, ao desenvolver esta actividade lúdica na área da natação pura, pretende, de acordo com as declarações proferidas por João Morais,”acima de tudo o envolvimento social, assim como, a promoção desportiva desta modalidade e das suas infra-estruturas. Sendo o Parque da Alagoa, o “Pulmão da Cidade”, pretende-se que este dia seja de convívio e festa para todos aqueles que participem nesta actividade, incentivando à actividade física como benefício para a saúde.”
Esta iniciativa inicia-se pelas 10h00, na Praça da República, onde o Clube Tum Tum se encontra para vir em desfile pelas ruas da cidade até ao Parque da Alagoa.
Pelas 10h30 tem início a Feira Aberta, organizada pela Junta de Freguesia da Conceição, e a prova “5 horas a nadar”, evento que marca este projecto, começa às 12h00, na Piscina Municipal.
Este evento, de acordo com Lúcio Rodrigues, monitor daquela infra-estrutura, “tem como principal objectivo abrir as portas da piscina à população e fazer com que as pessoas se preparem para a época balnear que está a iniciar-se. Para além disso, pretende incutir um espírito de entreajuda, que muitas vezes não está subjacente à natação.”
Cada equipa deverá ser constituída por quatro nadadores, independentemente do sexo e escalão etário; o primeiro nadador a entrar na água deverá nadar obrigatoriamente 30 minutos, depois poderão trocar sempre que acharem necessário e com o conhecimento do Juiz de Cais; a contagem será realizada pelo número de metros realizados durante as 5 horas pelas equipas na Piscina Municipal. Ganha a equipa que percorrer maior distância no tempo total de prova.
Enquanto as equipas disputam esta prova de natação, no Parque da Alagoa haverá Sardinhada para todos, e na praia da Conceição, animação infantil, com uma campanha de sensibilização intitulada “O Ambiente na Praia”, da responsabilidade da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
Pelas 19h00 a professora Ana Pinto inicia a actividade “Vamos aprender a dançar”. Seguir-se-á chamarritas com o Grupo Folclórico de Pedro Miguel, e, pelas 22h00, actua o grupo de Música Popular “Maresias - Agrupamento 1064 CNE da Conceição”.
A noite termina com as actuações dos grupos “YNOT BAND” ( Tony Silveira, Paulo Fonseca, Maninho e Luís Gil Bettencourt) e “CANTINHO DA TERCEIRA” (Manuel Silva, Carlos Medeiros, António Bulcão e Júlio Carias).

0 comentários: