O Mundo da Fantasia interpreta peça sobre problemas dos jovens

sexta-feira, 29 de junho de 2007


De 27 de Maio a 3 de Junho do corrente, o clube de teatro da Escola Básica e Integrada da Horta, “O Mundo da Fantasia”, esteve em digressão por várias cidades de Portugal Continental.
Chegados a casa é hora de fazer um balanço e de apurar como correu esta viagem.
No entender daquele responsável o maior projecto foi sem dúvida, realizar o “II Festival de Teatro Jovem, durante uma semana, na cidade da o Horta e que foi, segundo nós sabemos, o maior festival do género realizado em Portugal. Nele participaram mais de 200 actores e estiveram presentes mais de 1500 espectadores, para além disso foi a primeira vez no nosso País que estiveram presentes no Palco alunos desde o primeiro ciclo até ao décimo primeiro ano, estando envolvidas escolas do continente e dos Açores. Isto foi óptimo em termos de convívio, aprendizagens para a cidadania, para o teatro, música e canto, as três artes presentes no palco.”
No final do ano lectivo os alunos do Clube de Teatro deslocaram-se ao continente pela quinta vez consecutiva, e percorreram regiões que ainda não conheciam. Os alunos do “Mundo da fantasia”, estiveram na cidade de Guimarães, Coimbra, Atouguia da Baleia e Benavente. “Estas aprendizagens são fundamentais para o conhecimento, para o seu desenvolvimento intelectual e psicológico, bem como para aprofundar as amizades.”
O Clube de Teatro “O Mundo da Fantasia” apresentou durante esta sua digressão a peça “Jovens de Sucesso”, escrita por Manuel Aguiar, e destinava-se, sobretudo, a alunos do 2.º e 3.º ciclo e secundário. Abordava três aspectos que neste momento preocupam os jovens: Gravidez precoce, Anorexia e Bulimia.
“Se nós repararmos bem temos muitas jovens com a expectativa de serem top models, e como tal fazem sacrifícios na alimentação que lhes leva a criar anorexia que é uma doença social e muito difícil de tratar. Há depois os jovens que comem demasiado, caso da Bulimia, mas o tema central desta peça é sem dúvida, a gravidez precoce. Tive o cuidado de, ao escrever o texto, ouvir os alunos e a peça só foi ensaiada, depois de toda a gente estar de acordo” – sublinha Manuel Aguiar.
Os alunos, de acordo com o professor responsável do Clube, gostam muito de interpretar estes temas, pois são os problemas que sentem nas suas escolas, ou seja, são aspectos que retratam a sua vida e o seu percurso.
“Os objectivos foram amplamente atingidos, pois os alunos ficaram absortos no tema e no final quiseram dialogar sobre os temas e pedir autógrafos aos nossos actores” – frisa.
Este ano, este clube, e em estreita colaboração com o Clube de Teatro Carrossel, desenvolveu várias actividades.
De acordo com o seu responsável, o professor Manuel Aguiar, “este ano tivemos um projecto extremamente ambicioso e julgo que conseguimos levar por diante e com resultados que excederam as expectativas iniciais. Tivemos quatro grandes actividades: a participação da peça de teatro “A menina tartaruga” no III Encontro de Teatro nas Escolas que se realizou em Março, na Escola Secundária da Alagoa, na ilha de São Miguel; o II Festival de Teatro Jovem, a deslocação ao Continente, e o trabalho com as escolas.”
“A Menina Tartaruga” desenvolveu um protocolo com a Câmara Municipal da Horta para actuar em todas as escolas do primeiro ciclo da ilha do Faial, “esta actividade proporcionou uma troca de conhecimentos entre actores e espectadores. É importante a realização destas iniciativas porque os nossos jovens tem que se habituar a ver arte, música, dança, enfim, cultura, pois são actividades fundamentais para o desenvolvimento dos jovens.”

0 comentários: