IV Seminário de Saúde Infantil : Alimentação e Desenvolvimento

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Obesidade, bulimia, anorexia, distúrbios alimentares, saúde oral e aleitamento materno são alguns dos pontos a abordar e debater neste Seminário de Saúde Infantil, cuja quarta edição se realiza de 31 de Maio a 2 de Junho na ilha do Faial.


Decorre de 31 de Maio a 2 de Junho, na Sala de Conferências do Hotel Fayal, o IV Seminário de Saúde Infantil.
Este evento é promovido pelo Centro de Saúde da Horta, sendo a Comissão Organizadora presidida por Fátima Pinto e composta por Carolina Tilman,, Paula Casals, Paula Bettencout, Dina Cirino, Sandra Nunes, Ana Oliveira, Carla Ávila, Rui Mendes e Manuela Rocha e destina-se a médicos, enfermeiros, professores, educadores de infância, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais.
Os trabalhos iniciam-se a 31 de Maio, com Sofia Félix, médica dentista, a falar das “Realidades em Saúde Oral no Concelho das Lajes do Pico”. Sandra Costa e Lara Gonçalves, nutricionistas, abordam o tema “Flúor – Nutriente em falta ou em excesso?”.
A manhã será ainda preenchida com uma mesa redonda sobre “Alimentação Infantil - Aleitamento Materno”, por Dina Cirino, Interna de Pediatria do Centro de Saúde da Horta (CSH). Sandra Nunes, enfermeira do CSH, aborda o tema “Aleitamento? Que realidade” e o nutricionista Fernando Carvalho vai falar de “Fórmulas para Lactentes – Vantagens e desvantagens” e “Diversificação Alimentar”.
De tarde, o Psicólogo Escola Básica Integrada da Horta, Marco Santos falará do “Insucesso Escolar” e a Assistente Social, Ana Canhão, aborda o “Absentismo Escolar”.
No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, os trabalhos começam com Dulce Bouça, Psiquiatra do Hospital de Santa Maria, com “Distúrbios Alimentares”, nomeadamente com as problemáticas da Anorexia e da Bulimia. Paula Bettencourt, Interna de MCGF- C. S. Horta, fala dos “Estimulantes do Apetite”. Rita Carvalho Nutricionista do Hospital do Divino Espírito Santo tem a sua responsabilidade a “Obesidade”.
Seguir-se-á uma conferência, intitulada “Síndrome - metabólico” por Maria Rocio – Pediatra do Hospital do Divino Espírito Santo.
Depois de almoço há nova conferência, desta feita sobre “Perturbações do Desenvolvimento – Generalidades” com Miguel Palha – Pediatra, Director Clínico do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças.
O último dia de Seminário, dia 2 de Junho, tem início com Hugo Parente, professor da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, a falar de “Actividade Física em Idade Escolar”, nomeadamente da importância da mesma. O professor Manuel Campos, também da Secundária Manuel de Arriaga, vai abordar “Actividade Física e Componentes do Síndrome Metabólico em Famílias Açorianas”. Rui Santos, Director Regional do Desporto, vai explicar o que tem sido feito ao nível da Intervenção nas Escolas.

0 comentários: