CONSULTORIA, ACTIVIDADES E MATERIAIS LUDO-PEDAGÓGICOS

quarta-feira, 13 de junho de 2007



Oceanoscópio – educação marinha

O Oceanoscópio, apresenta serviços e produtos inovadores que vão desde a consultoria até à formação especializada, na área da educação marinha. Outra área de actuação da empresa é o desenvolvimento de programas e materiais ludo-pedagógicos transdiciplinares, que surge com o objectivo de proporcionar, tempo e relações de qualidade com o Oceano em família.
O Oceanoscópio privilegia o desenvolvimento dos seus programas à relação entre pais e os filhos, tendo lançado o Ocean Baby.



Abriu na nossa cidade no passado dia 8 de Junho, Dia Mundial do Oceano, a empresa Oceanoscópio – Agência de Inovação em Educação Marinha.
O Oceanoscópio tem como sócia-gerente Carla de La Cerda Gomes, com quem o Tribuna das Ilhas foi conversar.

Tribuna das Ilhas - O que é o Oceanoscópio?
Carla Gomes - O Oceanoscópio é uma empresa de educação marinha dedicada a conservar o oceano. Tem como objectivo colocar à disposição dos clientes, serviços e produtos relacionados com a educação marinha. Ou seja, nós temos uma parte dedicada à consultoria em que fazemos campanhas, avaliação, diagnósticos, pareceres, entre outros. Temos ainda uma vertente de formação, como por exemplo, se uma empresa quiser proporcionar aos seus funcionários uma formação geral sobre assuntos na ordem do dia, nós vamos às instituições e ministramos essa formação. Também temos formação para grupos específicos, como sejam vigilantes da natureza, marinas, entre outros. Temos acções de formação dedicadas às escolas.
Desenvolvemos ainda produtos de animação, por exemplo, se uma instituição quiser ter uma animação especializada e dedicada ao mar nós criamos e temos personagens que a instituição pode adquirir e fazem uma animação de rua.
Depois temos ainda o desenvolvimento de produtos e programas educativos, o nosso projecto “mais especial”, uma vez que são produtos desenvolvidos mesmo pelo Oceanoscópio e que tem como público alvo as famílias.

T.I. - Este será o projecto com mais visibilidade junto da população?
C.G. – Exactamente... Hoje lançámos também o programa Ocean Baby, e vamos começar pelos mais pequeninos e vamos caminhando com eles.
Este programa ludo-pedagógico foi desenvolvido para criar vínculos afectivos entre os pais, os bebés e o oceano. O objectivo é fazer com que pais e filhos experimentem vivências. Privilegiamos os momentos de ternura e vamos tentar desenvolver nos bebés através dos cinco sentidos uma ligação ao oceano.

T.I. – O que está previsto nesse sentido?
C.G. – Primeiramente vamos promover um workshop de massagens para bebés. Estamos a estabelecer várias parcerias, e vamos começar pela Casa de Infância de Santo António. Temos também agendadas sessões nas nossas instalações, mas para grupos de 4 pais e 4 bebés no máximo.
Neste workshop, para além das técnicas de massagem infantil vamos proporcionar um momento de formação em que os pais tem dicas sobre o oceano e em que percebem que a massagem infantil vai muito para além da superfície terrestre.

T.I. – No vosso plano de actividades conta um Workshop de Adaptação ao Meio Aquático. Em que consiste?
C.G. – Em Julho vamos ter sim o Workshop de Adaptação ao Meio Aquático, dedicado a crianças dos 12 aos 24 meses, em que os bebés tomam contacto com os elementos naturais que vão encontrar na praia, desde a areia aos salpicos da água. Os pais recebem uma formação sobre técnicas para que os bebés na água se adaptem o melhor possível.

T.I. - Porque estas iniciativas familiares?
C.G. – Nós acreditamos que o vínculo com o oceano e o gostar do oceano se estabelece desde pequenino. Acreditamos que se começarmos a incluir elementos, através do brinquedo ou de actividades específicas aos bebés, mais tarde vão estabelecer uma ligação muito próxima com o oceano e a sua consequente preservação. O desejo que o Oceanoscópio tem é prestar momentos de qualidade com a família.

T.I. – “Oceanoscópio” porquê?
C.G. – Primeiro porque vem do instrumento Caleidoscópio, que brinca com a imaginação, que faz com que as pessoas tenham mais criatividade. “Oscópio” quer dizer observar, logo vamos Observar de Forma Criativa o Oceano.

T.I. – Como surgiu este projecto?
C.G. – O Caleidoscópio é um sonho antigo... a vontade surgiu quando eu era criança, sempre gostei de tudo o que mexesse com a criatividade e sempre gostei imenso do mar. a minha formação base começou com biologia marinha mas logo desde cedo percebi que o que queria fazer era transmitir às pessoas este gosto pelo oceano e a necessidade dele cuidar... aí surge a educação ambiental.

T.I. – O que significa a fórmula dos três A’s?
C.G. – Com as nossas actividades criamos a fórmula dos três A’s que incluem “Aprendizagens felizes”, “Amor pelo Oceano” e “Acções sustentáveis”. Nós acreditamos que se conseguirmos despertar nas pessoas o gosto pelo oceano com aprendizagens felizes, mais tarde teremos acções mais sustentáveis.

0 comentários: