CAMPEONATO NACIONAL DE ENDURO

sexta-feira, 22 de junho de 2007


Marco Garcia na liderança
Realizou-se na Figueira da Foz nos dias 8, 9 e 10 de Junho a 8ª e 9ª provas do campeonato nacional de Enduro e que contou com a presença do piloto faialense Marco Garcia para quem esta "Foi uma corrida difícil.”
Devido ao mau tempo que se fez sentir no Faial a ligação para Lisboa foi cancelada no dia 7 e Marco Garcia só conseguiu viajar mesmo no dia da prova, tendo chegado à Figueira quando o relógio marcava três e meia da manhã.
Na madrugada de sábado foi fazer um reconhecimento a pé e muito superficial das especiais e concentrou-se essencialmente na extreme e na cross-test, uma vez que a enduro test não é cronometrada na primeira volta.
“No entanto este procedimento quase pôs um ponto final na época” – afirma o piloto da Husqvarna, que prossegue dizendo que “no final da primeira volta, na Enduro-test, seguia com alguma precaução e tentava fixar tranjectorias ideais e alguns perigos eminentes e já no final, após uma curva relativamente lenta, havia uma recta a descer que era feita em quarta velocidade. Sem saber como, dei por mim a ser projectado da mota, caindo com violência."
Marco Garcia, actual campeão nacional de Enduro acrescenta "pensei que a minha época tinha terminado. Por momentos pensei que tinha fracturado o ombro. A partir dai a gestão da minha corrida mudou completamente. O objectivo era terminar e só o consegui porque contei com a ajuda do Dr. Barradas. Mais tarde e em conversa com o Felícia e com o Gaudêncio foi me dito que existiam duas pedras relativamente grandes no meio da vegetação” – sublinha.
No primeiro dia o piloto terminou na terceira posição final, enquanto que no segundo dia desceu uma posição, sendo o quarto classificado na classe elite 2.
"No primeiro dia ainda consegui terminar em 3º lugar, mas no segundo dia foi completamente diferente. Não consegui descansar por causa das dores. No domingo de manhã fui ter com o Dr. Barradas e só consegui correr devido ao efeito da medicação e mesmo assim não foi fácil" e continua "estou em terceiro lugar no campeonato e obrigatoriamente tinha que terminar os dois dias. Dificilmente subirei na classificação, e apenas tenho uma pequena vantagem sobre o quarto classificado. Espero recuperar para a próxima corrida que é dentro de duas semanas".

Apesar das dificuldades físicas, Marco Garcia voltou a ter problemas mecânicos “talvez devido ao percurso muito sinuoso e ao calor que se fazia sentir tive problemas de sobreaquecimento"
No primeiro dia venceu Gustavo Gaudêncio e no segundo dia venceu o actual líder do campeonato Paulo Felícia.
Em elite 1 Mário Patrão venceu no primeiro dia e no segundo foi a vez de Pedro Enes vencer.
A prova ficou ainda marcada pela lesão de Mário Patrão que abandonou no segundo dia quando liderava, devendo ficar afastado das corridas durante a restante época.
Questionado sobre a dureza das corridas, o faialense é claro " As corridas duras não são sinónimo de perigo acrescido desde que os pilotos se apresentem devidamente preparados. As organizações e a federação tem feito um bom trabalho. Nesta corrida tivemos mais de 120 pilotos. O que se verifica muitas vezes é que a ambição de alcançar uma melhor classificação, leva-nos a arriscar, as vezes para além dos limites de cada um, na transposição de certos obstáculos que encontramos nas especiais. São nestas zonas que as equipas médicas se concentram e infelizmente são chamadas a intervir. O Gonçalo e o Enes estão a recuperar de lesões, apesar de já estarem a correr e agora temos o Mário e o Pedro Oliveira. Espero que todos recuperem rapidamente."
A próxima corrida é a 22, 23 e 24 de Junho em Tomar "espero recuperar! Como já referi dificilmente poderei subir no campeonato e apenas tenho uma pequena vantagem sobre o Alexandre Mendes. Já afirmei que ambicionava terminar o campeonato nos 3 primeiros lugares e espero fazê-lo"

0 comentários: