sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Campanha "SOS Cagarro 2009" arrancou dia 1 de Outubro

A campanha “SOS Cagarro 2009” arrancou dia 1 de Outubro no arquipélago com o objectivo de salvar alguns milhares de exemplares desta ave marinha que nidifica nos Açores.

Na edição do ano passado desta campanha, que é uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, em colaboração da Rede Regional de Ecotecas, foram salvas nas diferentes ilhas dos Açores cerca de 5.000 aves.

Esta iniciativa anual, que decorre do início de Outubro até meados de Novembro, conta com o envolvimento activo das associações de bombeiros voluntários, GNR, PSP, Polícia Marítima, grupos de escuteiros, comunidades escolares e organizações não-governamentais.

Com a chegada do Outono, os cagarros juvenis começam a sair dos ninhos, num momento em que os seus progenitores já estão de partida para a sua migração anual. Movidos a lançarem-se ao mar, e orientando-se aparentemente pelas estrelas, iniciam-se então no seu primeiro voo, mas não raro são atraídos e encadeados pelas luzes das povoações mais próximas e caem junto às estradas, sendo muitos deles mortos por colisão e atropelamento.

A campanha que agora se inicia visa elucidar as pessoas sobre os perigos que os cagarros correm quando estão em terra e qual a melhor forma de os auxiliar para que possam regressar de novo ao mar.

A pressão e degradação exercida sobre o litoral, a captura de adultos e juvenis para obtenção de isco, alimentação ou puro vandalismo, os atropelamentos devido a encadeamentos por luzes e o facto destas aves chocarem apenas um ovo e se reproduzirem uma só vez por ano são alguns dos factos determinantes para a grande redução da sua população.

A população europeia de cagarros encontra-se, por isso, em estado de conservação desfavorável e tem vindo a decrescer nas últimas décadas. Actualmente, cerca de 75% da população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis nidifica nos Açores.

0 comentários: