domingo, 11 de outubro de 2009

BE aposta da defesa dos direitos dos portadores de deficiência

A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta defende uma maior aposta na integração social das pessoas portadoras de deficiência, através do incentivo ao voluntariado e de uma maior investimento financeiro por parte da autarquia.

Maria José Silva, que esteve na passada semana na Associação dos Pais e Amigos de Deficientes da Ilha do Faial, alertou para o facto de existirem inúmeras barreiras arquitectónicas na cidade da Horta, e considerou urgente uma intervenção no sentido de facilitar a mobilidade e autonomia dos portadores de deficiência, através do rebaixamento de passeios, remoção de sinais de trânsito mal colocados, e construção de meios de acesso a multibancos e a repartições públicas, por exemplo.

A criação de mais serviços e mais equipamentos e a preparação das pessoas portadoras de deficiências para o mercado de trabalho são outras das prioridades da candidata do Bloco de Esquerda.

Maria José Silva deu ainda conta das dificuldades que a associação de apoio aos deficientes enfrenta actualmente: isolamento das famílias – que têm receio da sua exposição perante a sociedade –, falta de técnicos, falta de financiamento, e falta de recursos humanos.

0 comentários: