domingo, 11 de outubro de 2009

Ano lectivo 2009/2010

Aulas na Unisénior já começaram


Teve início no passado dia 7 de Outubro, quarta-feira, o segundo ano lectivo da Universidade Sénior da Ilha do Faial.

Tribuna das Ilhas esteve à conversa com os elementos da comissão instaladora deste projecto aqui na Horta, Mário Lourenço, Fátima Baptista e Carlos Naia e, em jeito de balanço, foi nos dito que o primeiro ano de actividade foi “extremamente positivo sobre todos os aspectos”.

“A adesão a este projecto foi fantástica, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores que têm sido incansáveis e que têm tornado tudo isto possível e viável” – afirma Mário Lourenço que prossegue dizendo que “os alunos da Unisénior são pessoas que chegaram ao fim da sua vida activa mas desejosas de continuar a aprender e pessoas muito úteis e válidas para a nossa sociedade. Social e psicologicamente, este projecto veio quebrar muitas solidões, trouxe as pessoas a convívios e a participar activamente”.

No ano lectivo 2008/2009 frequentaram a Universidade Sénior da Ilha do Faial 90 (noventa) alunos. Para 2009/2010 este número aumentou, sendo que a maioria dos alunos do ano passado continuou.

O leque de disciplinas foi alterado sendo que este ano existe: cultura ambiental, cultura literária, cultura musical, cultura açoriana no mundo, saúde, história contemporânea, história da arte, inglês, informática, oficina das artes, pintura e yoga.

A escolha das disciplinas foi feita tendo por base alguns factores, sendo que o primeiro se prendeu, claro está, com a existência de professores disponíveis para leccionar. Um segundo factor está relacionado com o espaço onde decorrem as aulas.

A grande novidade é, sem dúvida, a disciplina de Cultura Açoriana no Mundo, que vai ser leccionada por Alzira Silva e que teve uma grande adesão por parte dos alunos. Cultura ambiental, que já funcionou no ano passado a título experimental, também teve muito boa aceitação, revelador da preocupação crescente da população face ao nosso meio ambiente.

As disciplinas mais procuradas são inglês e informática, sobre isso Mário Lourenço frisa que “no meu ponto de vista isso deve-se às exigências da sociedade. Cada vez mais os mais velhos sentem essa necessidade muito por causa das solicitações dos netos. O inglês é um fenómeno estranho… muitas vezes está relacionado com a informática, mas por outro lado, porque ter o conhecimento das línguas é cada vez mais fundamental.”

Este ano as aulas continuarão a decorrer na Sociedade Amor da Pátria. Apesar de ser uma necessidade gritante e de já existirem alguns contactos com entidades governamentais para que a Unisénior tenha o seu próprio espaço, isso não acontecerá num curto espaço de tempo, conforme nos salientou Mário Lourenço.

No ano transacto o teatro assumiu um relevo muito importante e especial para a Universidade, “pessoas havia que há 40 anos não pisavam um palco e outras que nunca o tinham feito. Para além da representação, o grupo de teatro proporcionou intercâmbios regionais e nacionais, o que foi muito engrandecedor.”

Este ano, por questões pessoais, Manuel Aguiar vai passar grande parte do ano em Lisboa e o Grupo “Teatro em Movimento” fica sem encenador. Mário Lourenço disse à nossa reportagem que “vamos tentar que o grupo continue em funcionamento mas de uma forma autónoma, até porque é triste ver uma ideia destas morrer assim.”

Soubemos ainda que a Unisénior vai formar um Grupo Coral, com a colaboração de Norberto Oliveira e que já conta com mais de três dezenas de alunos.

Foi pelas mãos da a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta (AAALH) que foi criada no Faial uma Universidade Sénior, pretendendo fazer da Unisénior uma “resposta social às circunstâncias do envelhecimento humano, visando contribuir para a valorização da pessoa idosa, através de estudos e de novas aprendizagens que prolonguem o sentido pró-activo da vida, bem como oportunidades de sociabilidade e solidariedade”, conforme pode ler-se nos Estatutos da instituição.

A principal característica desta Universidade Sénior é o facto de se encontrar sob a tutela da Universidade dos Açores (UAç), que, de resto, tem desenvolvido projectos semelhantes nas ilhas São Miguel e Terceira.

Nesse sentido, a tutela pedagógica da Unisénior estará a cargo de Teresa Medeiros, professora do departamento de Ciências da Educação da UAç, e que é há cinco anos responsável pelo programa Sénior daquela instituição académica.

De acordo com os Estatutos da Universidade Sénior do Faial, não existe uma idade mínima de adesão. O imperativo é que os interessados tenham já terminado o ciclo de vida activa, encontrando-se reformados ou tendo cessado o exercício de uma profissão ou ocupação regular.

Os interessados podem ingressar na Unisénior com qualquer nível de habilitações académicas.

Áreas de estudo e professores

Cultura Ambiental – Frederico Cardigos

Cultura Literária – Victor Rui Dores

Cultura Musical – José Amorim de Carvalho

Cultura Açoriana no Mundo – Alzira Silva

Saúde – Isabel Moacho

História Contemporânea – Carlos Lobão e Fernando Faria

História da Arte – Luis Menezes

Inglês – Jorge Vieira, Patsy Smith e Fernanda Trancoso

Informática – Madalena Ávila

Oficina das artes/pintura – Lídia Garcia

Yoga – Fernanda Trancoso

0 comentários: