sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Legislativas 2009

Lídia Bulcão quer Parque Tecnológico para as Áreas Marinhas

Maria José Silva

Fotos: Susana Garcia

Numa altura em que as parcas infra-estruturas do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores serão substituídas por um edifício moderno, amplo e arrojado, a candidata social-democrata ao acto eleitoral para a Assembleia da República pelo PSD, Lídia Bulcão, reuniu com os responsáveis daquele pólo de ensino para perceber que desafios têm no futuro próximo.

No final da reunião que demorou cerca de uma hora, Lídia falou aos jornalistas para reivindicar um Parque Tecnológico para as Áreas Marinhas. “Esse parque permitiria fazer uma ligação entre a academia e o meio empresarial, assumindo cada vez mais um papel de desenvolvimento da economia local que tem no mar um potencial estratégico. Nós defendemos o mar como um parceiro de desenvolvimento para a economia açoriana e em particular para esta ilha que já é conhecida pela sua ligação ao mar”.

“Um dos principais problemas do DOP está intimamente relacionado com as competências da Assembleia da República e prende-se com o financiamento da Universidade. Precisamos enveredar esforços para conseguir resolver o problema do estrangulamento de dinheiro que existe neste pólo” – sublinhou a candidata.

“É importante que não descuremos a mobilidade internacional que esta universidade tem conseguido” – alertou a candidata laranja que prossegue dizendo que “por se apostar ma docência não se pode descurar a investigação e aí voltamos ao problema inicial – são precisas verbas. Caso seja eleita, e no âmbito das minhas competências, vou defender uma maior canalização de verbas para essa área”.

0 comentários: