sexta-feira, 18 de setembro de 2009

De 28 de Setembro a 2 de Outubro

Acções de erradicação de plantas invasoras no Faial

Os faialenses vão ter oportunidade, de 28 de Setembro a 2 de Outubro, para aprender mais sobre as espécies de flora exóticas e invasoras com a realização de acções práticas de campo agendadas para as zonas do Monte da Guia.

Esta actividade é uma iniciativa do Jardim Botânico do Faial e pretende contribuir para incutir nos participantes o espírito de voluntariado e de cidadania.

O Monte da Guia é classificado como Sítio de Interesse Comunitário (SIC) e zona da Caldeira e Capelinhos acrescenta, ainda, a esta classificação a de Zona de Protecção Especial das Aves (ZPEA).

O sítio designado por Monte da Guia encontra-se localizado na ponta SE da ilha do Faial, contíguo à cidade da Horta. Este sítio engloba também o Monte Queimado e a costa adjacente Pasteleiro-Feteira.

O Monte da Guia é composto por um cone vulcânico, cuja cratera comunica com o mar no seu lado Sul. Desde 1980 esta cratera encontra-se classificada como Reserva Integral.

Nesta área encontram-se fundos de rocha e gravilha até uma profundidade máxima de 26 metros, enquanto que os fundos adjacentes exteriores apresentam uma grande diversidade, incluindo zonas de laje, grandes blocos de rocha, paredes verticais, grutas e fundos de areia.

Em consequência, este sítio é amplamente representativo da biodiversidade marinha dos Açores. Em particular, a baía de Porto Pim constitui um ambiente de importância significativa para várias espécies piscícolas, que a usam como maternidade.

0 comentários: