sexta-feira, 25 de setembro de 2009


332 mil euros

Centro Comunitário do Divino Espírito Santo nos Flamengos

Maria José Silva

Fotos: Susana Garcia

322 mil euros é quanto vai custar a construção do centro de noite do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo na freguesia dos Flamengos.

A primeira pedra foi lançada na passada segunda-feira, numa cerimónia cheia de emoção para os flamenguenses que viram assim iniciar-se uma obra que se afigura de importante e decisiva para todos.

O arquitecto Martins Naia começou por fazer uma explicação a todos os presentes sobre a obra que comporta um Centro de Noite voltado essencialmente para os idosos mais carenciados; uma creche, ou seja um espaço destinado à juventude. No futuro vai ser construído um espaço residencial onde serão edificados 10 unidades de alojamento para idosos ou carenciados. Para além disso, vai ser instalado um Núcleo Etnográfico para reviver das memórias.

Este empreendimento, no entender do arquitecto, é muito abrangente porque engloba, para além da reconstrução do edifício que lá existia, prevê a edificação de novos edifícios que visam dotar a freguesia de equipamento peculiar e pouco usual entre nós.

“O objectivo deste centro é tentar proporcionar um intercâmbio entre gerações” – sublinha Martins Naia, que explica ainda que “sendo um projecto tão abrangente não se realiza de uma só vez nem num só ano.

O terreno do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo foi oferecido à freguesia por Costa Garcia e tem cerca de 7 alqueires.

Costa Garcia também esteve presente na cerimónia e falando aos presentes, focou a importância que neste projecto intergeracional tem para a freguesia, “hoje em dia os jovens não convivem com os idosos e isso gera problemas de criminalidade muito graves. Importa ainda considerar os aspectos económicos, sociológicos e políticos desta obra.”

Ao presidente da Junta de Freguesia, José Leonardo, coube ler a acta da cerimónia. Aproveitou ainda a ocasião para dizer “este dia é deveras importante, foi um percurso de muita luta para aqui conseguirmos chegar. Quando iniciamos o processo houve pessoas que não acreditavam nele, mas nós acreditámos. Este centro já tem uma valência a funcionar – o apoio ao domicílio. É um projecto ambicioso e que tem condições para avançar.”

João Castro, presidente da Câmara Municipal da Horta referiu “estamos na presença de mais uma obra que se inicia na ilha do Faial, um projecto colectivo de grande importância. Estamos a construir um futuro com o complemento a uma rede de equipamentos que importa assinalar. Estamos perante equipamentos de novas gerações, aos quais não estávamos habituados na ilha do Faial, mas que accionam uma política social, capacidades e infra-estruturas de se accionarem meios e acções para pessoas que precisam de uma atenção especial.”

Falando na cerimónia de lançamento da primeira pedra daquele equipamento, cuja construção já arrancou Ana Paula Marques disse que o projecto é “um marco na concretização das mais inovadoras medidas de política social”.

Segundo explicou na ocasião, depois dos serviços de apoio ao domicílio, dos centros de convívio e dos centros de dia, surgem agora os centros de noite, numa articulação de respostas que pretendem disponibilizar os recursos necessários para que cada idoso permaneça, enquanto possível, próximo da família.

Lembrou, todavia, que a criação deste centro de noite é apenas “o primeiro de vários passos” que o Centro Comunitário do Divino Espírito Santo irá dar no sentido de dotar a freguesia dos Flamengos com um verdadeiro “centro intergeracional”.

A longo prazo, adiantou a secretária regional, o Centro Comunitário do Divino Espírito Santo, a implantar em terrenos doados por Manuel da Costa Garcia, garantirá, em articulação com o Governo Regional, um leque de respostas a vários públicos, designadamente com a instalação de uma creche e de um serviço de ajuda domiciliária.

Com um prazo de execução de 12 meses, o futuro centro de noite dos Flamengos terá capacidade para oito utentes e destina-se a acolher pessoas idosas com autonomia que necessitem de suporte de acompanhamento durante a noite.

0 comentários: