Universidade dos Açores - Sucesso no Cruzeiro de Oceanografia

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

As operações para recuperação das três amarrações oceanográficas, que decorreram de 17 a 19 de Setembro a bordo do navio de investigação “Arquipélago” foram um sucesso.
Cada uma destas amarrações oceanográficas é composta por vários correntómetros colocados num cabo que, temporariamente ancorado no fundo do mar, permite medir um conjunto de parâmetros oceanográficos tais como a direcção e velocidade das correntes. A bóia de superfície confere a flutuabilidade necessária ao cabo e um dispositivo acústico colocado no fundo permite a libertação da amarração após ser emitido um sinal do navio.
Outro objectivo deste cruzeiro, de acordo com informação disponibilizada no site, foi a caracterização das propriedades físicas e biológicas da água no canal Faial – Pico através da realização de 28 CTDs (perfis verticais de temperatura e salinidade).
Mas o trabalho da secção de oceanografia não termina após o navio: agora é necessário processar e analisar os 6 meses de dados obtidos.
Outra novidade deste cruzeiro foi a recolha de biofilmes microbianos das amarrações, os quais irão ser pela primeira vez alvo de um estudo no departamento.

0 comentários: