FESTA DE NOSSA SENHORA DO SOCORRO

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Realizou-se no fim-de-semana de 8 a 9 de Setembro de 2007, a Festa de Nossa Senhora de Socorro, na freguesia do Salão.
O septenário teve inicio no domingo dia 02 de Setembro de 2007, com missa solenizada pelas 11h30. Durante a semana o septenário realizou-se todos os dias pelas 20h30, e contou com a presença dos sacerdotes Padre Luís Dutra, Padre Marco Luciano, Padre João António das Neves e Padre. José Alvernaz. As reflexões nestes dias abrangeram diversos temas, tendo sempre a Virgem Maria como ênfase, invocada na nossa Paróquia como Senhora do Socorro.
Este ano o Dia Eucarístico, Dia de Nossa Senhora do Socorro (08/09/2007) celebrou-se no Sábado.
Teve início com uma vertente social e desportiva, através da realização da "I Regata de Botes Baleeiros Senhora do Socorro", na baía do Porto do Salão. Após o tradicional foguete, que era hábito em tempos passados ouvir-se quando o vigia observava uma baleia na costa, entraram em competição cinco botes baleeiros a saber: bote São José da freguesia do Capelo que se classificou em 1º lugar; bote Claudina que se classificou em 2º lugar e pertence ao Clube Naval da Horta sendo a sua tripulação da freguesia da Feteira; bote Maria da Conceição que se classificou em 3º lugar também pertencente ao Clube Naval da Horta e com uma tripulação da freguesia do Salão, sendo o Oficial Davide Cipriano; em 4º lugar ficou o bote Senhora do Socorro da nossa freguesia sendo Oficial António Gomes, por fim em 5º lugar ficou o bote Senhora de Fátima da freguesia de Castelo Branco. Estes botes tiveram a vida complicada uma vez que as condições atmosféricas e estado do mar não foram as melhores para realização da prova,
Também no Sábado, pelas 16h00, celebrou-se a Missa e Unção dos doentes, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento até às 19h00.
A recolha das oferendas teve o seu início pelas 18h30m, saindo três carrinhas com adolescentes e jovens, que passaram pelas ruas e canadas das várias zonas que compõe a freguesia nomeadamente Lomba, Centro e Canto. Pelas 20h30m, realizou-se a Procissão de Velas que saindo do Centro de Culto da Paróquia percorreu a Estrada Regional em direcção aos Espalhafatos, até ao Caminho Velho, regressando ao Centro de Culto. Seguiu-se septenário com Missa cantada e pregação do Padre. Marco Luciano, finalizando com a consagração da Paróquia a Nossa Senhora.
Na parte cívica, pelas 21h15m deveria ter actuado o Grupo Folclórico do Salão, mas devido a um impedimento de última hora este evento não se realizou, sendo substituído pela actuação de Roberto Aires dos Santos, cidadão brasileiro, residente na freguesia dos Cedros e que tem como hobbie a composição e interpretação de musica cristã. Para finalizar a noite, baile com "Conjunto 2010".
No Domingo, a Missa da Festa, celebrou-se pelas 15h00, com a presença dos sacerdotes Pe. Paulo Silva, Pe. António Saldanha, Pe. João António das Neves e Pe. José Alvernaz. A mesma foi solenizada pelo Grupo Coral, orientado pelo regente Henrique Escobar, os adolescentes da Profissão de Fé organizaram o cortejo de oferendas.
Seguiu-se o arraial com arrematações, quermesse, pastelaria, bar e música ambiente, uma vez que a Filarmónica “Lira Campesina Cedrense” esteve impossibilitada de comparecer.
Pelas 19h00, realizou-se a Procissão que saindo do Centro de Culto seguiu até à Canada da Igreja a mesma foi acompanhada por cânticos interpretados pelo Grupo Coral e pela Filarmónica Recreio Ribeirinhense. A imagem de São José foi levada por jovens da equipa do Grupo Desportivo do Salão, Nossa Senhora do Socorro pela Irmandade de Nossa Senhora e o palio pelos irmãos do Santíssimo Sacramento. Após a chegada da Procissão foi entoado o hino a Nossa Senhora do Socorro e a dada bênção final com o Santo Lanho, prosseguiu-se a festa com o arraial.
Entretanto, efectuou-se o leilão do gado, momento procurado por muitos presentes principalmente lavradores. Durante a noite presenciou-se o concerto da Filarmónica Recreio Ribeirinhense e Karaoke continuando as arrematações, quermesse, pastelaria e bar.
No final da noite, foram sorteados os prémios do Sorteio cujas receitas reverteram a favor da construção da nova igreja do Salão, sendo que os contemplados foram:
- 1º Prémio – Toalha bordada a ponto de cruz – Olívia Ávila (Angústias)
- 2º Prémio – Conjunto de centros bordados à mão – Albertina Fialho (Salão)
- 3º Prémio – Camila em renda – Nicole Gomes (Salão)

1 comentários:

Marilia Medeiros disse...

Olha lá, reconheço estas palavras de algum... por acaso até são minhas bem como algumas fotos que aqui aparecem, nomeadamente sobre noticias que relatam os acontecimentos das freguesia do Salão, é muito mau estares a colocar textos e fotos como sendo teus e não são...
Quem visitar o meu blog pode comprovar... não critico que coloques os textos no teu blog mas deves referenciar de onde foram retirados, caso contrário isso chama-se plagio e mau jornalismo.
Marília Medeiros
http://obote.blogspot.com