Realizou-se no fim-de-semana de 8 a 9 de Setembro de 2007, a Festa de Nossa Senhora de Socorro, na freguesia do Salão.
O septenário teve inicio no domingo dia 02 de Setembro de 2007, com missa solenizada pelas 11h30. Durante a semana o septenário realizou-se todos os dias pelas 20h30, e contou com a presença dos sacerdotes Padre Luís Dutra, Padre Marco Luciano, Padre João António das Neves e Padre. José Alvernaz. As reflexões nestes dias abrangeram diversos temas, tendo sempre a Virgem Maria como ênfase, invocada na nossa Paróquia como Senhora do Socorro.
Este ano o Dia Eucarístico, Dia de Nossa Senhora do Socorro (08/09/2007) celebrou-se no Sábado.
Teve início com uma vertente social e desportiva, através da realização da "I Regata de Botes Baleeiros Senhora do Socorro", na baía do Porto do Salão. Após o tradicional foguete, que era hábito em tempos passados ouvir-se quando o vigia observava uma baleia na costa, entraram em competição cinco botes baleeiros a saber: bote São José da freguesia do Capelo que se classificou em 1º lugar; bote Claudina que se classificou em 2º lugar e pertence ao Clube Naval da Horta sendo a sua tripulação da freguesia da Feteira; bote Maria da Conceição que se classificou em 3º lugar também pertencente ao Clube Naval da Horta e com uma tripulação da freguesia do Salão, sendo o Oficial Davide Cipriano; em 4º lugar ficou o bote Senhora do Socorro da nossa freguesia sendo Oficial António Gomes, por fim em 5º lugar ficou o bote Senhora de Fátima da freguesia de Castelo Branco. Estes botes tiveram a vida complicada uma vez que as condições atmosféricas e estado do mar não foram as melhores para realização da prova,
Também no Sábado, pelas 16h00, celebrou-se a Missa e Unção dos doentes, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento até às 19h00.
A recolha das oferendas teve o seu início pelas 18h30m, saindo três carrinhas com adolescentes e jovens, que passaram pelas ruas e canadas das várias zonas que compõe a freguesia nomeadamente Lomba, Centro e Canto. Pelas 20h30m, realizou-se a Procissão de Velas que saindo do Centro de Culto da Paróquia percorreu a Estrada Regional em direcção aos Espalhafatos, até ao Caminho Velho, regressando ao Centro de Culto. Seguiu-se septenário com Missa cantada e pregação do Padre. Marco Luciano, finalizando com a consagração da Paróquia a Nossa Senhora.
Na parte cívica, pelas 21h15m deveria ter actuado o Grupo Folclórico do Salão, mas devido a um impedimento de última hora este evento não se realizou, sendo substituído pela actuação de Roberto Aires dos Santos, cidadão brasileiro, residente na freguesia dos Cedros e que tem como hobbie a composição e interpretação de musica cristã. Para finalizar a noite, baile com "Conjunto 2010".
No Domingo, a Missa da Festa, celebrou-se pelas 15h00, com a presença dos sacerdotes Pe. Paulo Silva, Pe. António Saldanha, Pe. João António das Neves e Pe. José Alvernaz. A mesma foi solenizada pelo Grupo Coral, orientado pelo regente Henrique Escobar, os adolescentes da Profissão de Fé organizaram o cortejo de oferendas.
Seguiu-se o arraial com arrematações, quermesse, pastelaria, bar e música ambiente, uma vez que a Filarmónica “Lira Campesina Cedrense” esteve impossibilitada de comparecer.
Pelas 19h00, realizou-se a Procissão que saindo do Centro de Culto seguiu até à Canada da Igreja a mesma foi acompanhada por cânticos interpretados pelo Grupo Coral e pela Filarmónica Recreio Ribeirinhense. A imagem de São José foi levada por jovens da equipa do Grupo Desportivo do Salão, Nossa Senhora do Socorro pela Irmandade de Nossa Senhora e o palio pelos irmãos do Santíssimo Sacramento. Após a chegada da Procissão foi entoado o hino a Nossa Senhora do Socorro e a dada bênção final com o Santo Lanho, prosseguiu-se a festa com o arraial.
Entretanto, efectuou-se o leilão do gado, momento procurado por muitos presentes principalmente lavradores. Durante a noite presenciou-se o concerto da Filarmónica Recreio Ribeirinhense e Karaoke continuando as arrematações, quermesse, pastelaria e bar.
No final da noite, foram sorteados os prémios do Sorteio cujas receitas reverteram a favor da construção da nova igreja do Salão, sendo que os contemplados foram:
- 1º Prémio – Toalha bordada a ponto de cruz – Olívia Ávila (Angústias)
- 2º Prémio – Conjunto de centros bordados à mão – Albertina Fialho (Salão)
- 3º Prémio – Camila em renda – Nicole Gomes (Salão)
Açores não escapam às descidas nas dormidas
Há 14 anos
1 comentários:
Olha lá, reconheço estas palavras de algum... por acaso até são minhas bem como algumas fotos que aqui aparecem, nomeadamente sobre noticias que relatam os acontecimentos das freguesia do Salão, é muito mau estares a colocar textos e fotos como sendo teus e não são...
Quem visitar o meu blog pode comprovar... não critico que coloques os textos no teu blog mas deves referenciar de onde foram retirados, caso contrário isso chama-se plagio e mau jornalismo.
Marília Medeiros
http://obote.blogspot.com
Postar um comentário