CÂMARA PROMOVE CURSO DE ALFABETIZAÇÃO

sexta-feira, 21 de setembro de 2007


Teve início na passada segunda-feira, um curso de alfabetização de adultos e de actualização de competências de literacia.
Este curso, a decorrer no Centro Pastoral de Ilha, na freguesia dos Flamengos, ilha do Faial está intitulado “Ser, estar e fazer” e é promovido pela Câmara Municipal da Horta.
Está destinado a um grupo de 32 mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. As acções de formação vão ter lugar entre os dias 17 de Setembro e 16 de Novembro de 2007, das 9h30 às 12h30, num total de 15 horas semanais.
Promover a auto-estima, potenciar a criação do auto-emprego, o aumento do rendimento familiar e preparar a criação posterior de uma cooperativa social são alguns dos objectivos deste projecto, que, através dos temas aflorados, procura desenvolver e reforçar competências pessoais, sociais e comunitárias, bem como profissionais, empresariais e informativas.
O plano curricular deste projecto de integração, formação e apoio de mulheres para a criação do próprio emprego inclui formação em Cultura Portuguesa (noções básicas de escrita e de leitura), Matemática (aplicada à vida), Cidadania (importância da família, gestão de conflitos na relação parental e o papel dos pais na relação com a escola), Artesanato (Vimes, escama de peixe e ráfia), Gastronomia, doçaria local e regional/ gestão doméstica (culinária, actividades domésticas) e Competências pessoais e sociais (Comunicação, relações interpessoais).
Os cursos de alfabetização de adultos visam promover uma escolarização de segunda oportunidade, a prática de competências de literacia e a eliminação do analfabetismo funcional em contextos não formais de educação de adultos.
Para a concretização do “Ser, estar e fazer”, a Câmara Municipal da Horta conta com o apoio da Divisão de Acção Social da Horta, Juntas de Freguesia e Casas do Povo do Faial e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial, num projecto financiado pelo Leader+, através da Adeliaçor.

0 comentários: