Inauguração da nova escola secundária da Horta

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

“Nasceu mais uma linda escola” – afirma Carlos César
Cerca de 1000 alunos podem já neste ano lectivo de 2007/2008 usufruir das modernas instalações da nova escola secundária da Horta. A inauguração decorreu na tarde da passada quarta-feira e foi presidida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos Martins do Vale César, que satisfeito, frisou o forte empenho do Executivo na modernização da rede escolar açoriana.


O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, inaugurou quarta-feira as novas instalações da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta, um dos melhores edifícios escolares do País, cuja construção representou um investimento de cerca de 25 milhões de euros.
Além de salas de aula, a nova infra-estrutura dispõe de amplas instalações desportivas, como uma piscina coberta, que serão também abertas à comunidade, e de outros equipamentos como um moderno auditório.
A cerimónia de inauguração teve início com uma recepção por parte da Filarmónica Nova Artista Flamenguense a Carlos César que, acompanhado pelos membros do Governo Regional visitou as instalações.
No auditório, o Monsenhor Padre Júlio da Rosa, procedeu à benção da Escola e, Eugénio Leal, presidente do Conselho Executivo discursou com satisfação e orgulho no trabalho apresentado. “Valeu a pena o esforço adicional despendido pelos docentes e auxiliares durante as suas férias de verão... certos de que muito ainda há para fazer, pormenores para ultimar, temos pela frente um grande desafio para com os nossos cerca de 1000 alunos” – sublinhou.
O auditório estava cheio, e era patente a alegria nos rostos dos docentes que agora terão as mais avançadas tecnologias da área do ensino à sua disposição. Desde quadros interactivos, projectores fixos, computadores em todas as salas, acesso wireless em todo o edifício, a Secundária Manuel de Arriaga é dos mais modernos estabelecimentos escolares do País, dispõe de mais de três dezenas de salas de aula e salas técnicas, cinco laboratórios, auditório com 145 lugares, gabinetes e salas de reuniões, áreas de apoio administrativo, refeitório, bar e bufetes, pavilhão desportivo e piscina.
“Esta é a Escola do Faial que almejamos – progressivo, empreendedor e mobilizado para fazer melhor, estimulado por um Governo que quer continuar a fazer mais: mais pela Juventude, mais pelos Açores” – afirmou Carlos César momentos depois de anunciar a da construção de um estádio na cidade da Horta. Depois de salientar que o pavilhão e a piscina da nova escola irão melhorar substancialmente as condições para a prática desportiva no Faial, já de si bem referenciada através do andebol, Carlos César disse ser possível ainda um maior dinamismo. Assim, revelou ter transmitido já orientações à Secretaria Regional da Educação e Ciência para, ainda este ano, lançar a concurso a empreitada de construção do Estádio Mário Lino, o qual deseja que entre em funcionamento já na época desportiva 2009/2010.
O Presidente do Executivo Açoriano frisou ainda no seu discurso que “não inauguramos apenas mais uma escola, mas, seguramente, um dos melhores edifícios escolares do País – um espaço funcional, ocupando mais de 18 mil metros quadrados, com uma qualidade construtiva e arquitectónica de excepcional mérito.”

0 comentários: