ADELIAÇOR E CENTRO REGIONAL DE APOIO AO ARTESANATO PROMOVEM - Acção de Formação sobre as fechaduras de madeira da Ilha do Corvo

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Com o objectivo de promover o artesanato local nomeadamente as Fechaduras de Madeira da Ilha do Corvo, ADELIAÇOR – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) organizou uma acção de formação sobre as fechaduras de madeira, que decorreu na ilha do Corvo de 17 a 21 de Setembro de 2007.

Esta acção de formação contou com a colaboração de José Mendonça Inês, natural da Ilha do Corvo, e carpinteiro de profissão que sempre nutriu um especial carinho pelas típicas fechaduras da sua ilha, produzindo estas obras artesanais há mais de trinta anos. Durante os 5 dias de dias de formação, este artesão transmitiu os seus conhecimentos a seis participantes deste encontro.

A realização deste encontro permitiu assim dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo CRAA em parceria com a ADELIAÇOR no sentido de fomentar acções com o intuito de salvaguardar e promover o artesanato insular, mantendo assim vivos os antigos saberes e fazeres da cultura na zona de intervenção da ADELIAÇOR.
As fechaduras da Ilha do Corvo são, de acordo com a Adeliaçor, “um dos casos flagrantes da necessidade de preservação, devido ao facto de apenas um artesão se encontrar em actividade tornando assim insustentável a salvaguarda desta arte secular. Apesar de ainda hoje em dia ser possível observar em algumas portas as típicas fechaduras e respectivas chaves em madeira, sobretudo nas casas de abrigo da faina agrícola, espalhadas pelos diversos terrenos cultiváveis da ilha, a preservação desta técnica característica da ilha do Corvo, é fulcral para a identidade cultural corvina.” No âmbito desta formação foi ainda, produzida uma brochura/manual com referência aos utensílios utilizados, as técnicas, fases de construção e aplicação prática desta arte. Esta brochura servirá igualmente como manual para possíveis interessados na concepção deste tipo de artesanato.

1 comentários:

Unknown disse...

Apesar de ser uma pequena associação, muitas vezes esquecida pela população da sua zona de intervenção, a ADELIAÇOR tem vindo a efectuar um trabalho louvável na preservação da cultural popular destas gentes envoltas pela bruma atlântica.

Sei que sou suspeito, visto que faço parte da estrutura técnica desta ADL. Mas analisando bem a postura e acção, acho que o trabalho feito não está mal... Falta ainda muito... mas para começo nada mal!