FEDERAÇÃO NACIONAL DE MOTOCLISMO ENTREGA TROFÉUS

sexta-feira, 21 de setembro de 2007


A Federação Nacional de Motociclismo entregou os troféus referentes ao Campeonato Regional dos Açores de Enduro-T.T da época desportiva de 2006.
Com um calendário inicialmente composto por 5 provas, em que a primeira foi organizada no Faial pelo Clube Amigos das Motas em conjunto com a prova pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro, o mesmo acabou por ficar reduzido a duas corridas e ambas realizadas na ilha do Faial.
Esta é uma competição que não tem sido organizada de forma regular uma vez que o último campeonato de todo-o-terreno disputado na região sob égide da Federação Nacional de Motociclismo, foi na longínqua época desportiva de 2000, na altura denominado "Campeonato de Rampas todo-o-terreno", foi composto por 4 provas realizadas na ilha de São Miguel.
Após uma paragem de 6 anos, o Campeonato Regional de Enduro-T.T de 2006, sofreu várias alterações regulamentares, sendo inclusive criado um aditamento para a Região Autónoma dos Açores pela Federação Nacional de Motociclismo, com o intuito de o tornar possível e viável.
Desta forma, o terceirense João Rego venceu o Troféu de promoção e a classe Enduro II numa HONDA CRF250r, em veteranos o vencedor foi o faialense Mário Sousa em KTM 125exc e na classe Enduro I o vencedor foi Marco Garcia em HUSQVARNA WR250.
Quanto a classificação do campeonato, em terceiro lugar classificou-se o João Rego, o vice- campeão foi o micaelense Manuel Martins e o Campeão Regional dos Açores de Enduro-TT de 2006 foi o faialense Marco Garcia.
Segundo a comissão de Enduro-T.T, este não foi o campeonato ideal, uma vez que ficou reduzido a 2 provas numa altura em que a competição motociclistica federada apresenta um preocupante reduzido número de pilotos na região.
É importante que exista uma diversificação das modalidades com a finalidade de incentivar a prática do motociclismo por pilotos federados. Como exemplo, dos 35 pilotos que disputaram o campeonato de Rampas todo-o-terreno em 2000, actualmente apenas 2 disputam provas organizadas sob a alçada da Federação Nacional de Motociclismo.
Em 2006 realizou-se na Região Autónoma dos Açores 11 provas pontuáveis para campeonatos regionais e/ou nacionais, sendo que o Rosinhas Volley Clube teve a seu cargo 4 competições, destacando-se a prova do Campeonato Nacional de Motocross na classe de Iniciados, o Clube Amigos das Motas organizou 4 eventos, onde o destaque vai para a prova do Campeonato Nacional de Enduro, o Clube de Motocross da Terceira foi responsável pela organização de 2 corridas e o Motoclube Ilha Azul organizou uma prova.
O piloto faialense Marco Garcia, Campeão Regional de Enduro-T.T – 2006, mostrou-se satisfeito por ter vencido o campeonato.
"Este foi o meu primeiro titulo regional de Enduro - T.T. . Espero que se volte a organizar de forma regular para bem da modalidade na região." O piloto não quis deixar passar a oportunidade de fazer referência ao muitas vezes adversário e amigo Helder Rodrigues, recentemente envolvido num aparatoso acidente chegando inclusive a correr perigo de vida "desejo uma rápida e total recuperação ao Helder. Ele é um lutador e vai continuar a dar-nos muitas alegrias".


De referir que Helder Rodrigues é o piloto português com maior palmarés de Enduro e Todo Terreno nacional e internacional, com natural destaque para o quinto lugar geral alcançado na última edição da mítica prova Lisboa-Dakar. Questionado se os recentes acidentes em competições internacionais de Todo-Terreno, alguns dos quais com consequências nefastas, o poderão demover do projecto que prepara para participar no Dakar em 2009, o piloto é claro " Estarei presente se conseguir obter apoios que me permitam partir para um evento desta magnitude com as condições mínimas de segurança. É uma prova que acarreta custos muito elevados e que tem um grau de dificuldade extremo. Estou consciente que é uma prova complicada e extremamente perigosa para a qual terei que fazer uma preparação intensa de forma a minimizar os riscos. É com muita tristeza que vejo pilotos lesionados com gravidade neste tipo de competições e é mais duro ainda quando se trata de um amigo como é o caso do Helder, mas nós, os Açorianos, somos conhecidos por sermos lutadores e lutar contra as adversid

0 comentários: