Genuíno Madruga a caminho do Brasil

sexta-feira, 21 de setembro de 2007


Perseguindo o seu sonho de completar a sua segunda viagem de circum-navegação, Genuíno Madruga segue no Hemingway rumo ao Brasil.
São cerca de 35 dias de viagem e, de acordo com o seu diário de bordo, neste momento o mar está mais calmo e a chuva parou, embora o céu continue pesado.
No passado dia 18 de Setembro Genuíno escrevia “tem vento a soprar com 15-20 nós e chuva intensa durante todo o dia. Navega risado porque o vento por vezes tem "pontas" de 25-30 nós. Mais peixe na linha.”
Neste mesmo dia o velejador rebentou dois aparelhos (provavelmente espadim). Apanhou um bonito que vai servir para o jantar com vinha-de-alhos e batata. Uma curiosidade tem a ver com a forma de fritar o peixe. Quando o mar está agitado, que é o caso de hoje, os fritos são feitos não na frigideira, mas sim numa panela para evitar derrames. Ontem o dourado foi frito desta forma e o bonito de hoje vai pelo mesmo caminho. Tem comida para mais 5 ou 6 pessoas.
No dia 17 apanhou mau tempo de tal forma que os ventos atingiram os 60 nós. Tal foi a velocidade que o aerogerador rebentou o fusível por excesso de velocidade. Mas já está tudo resolvido.

Quem é Genuíno Madruga?
Genuíno Madruga é mais conhecido por ter sido o primeiro açoriano e o segundo português a dar a volta ao mundo em veleiro solitário. No entanto, é muito mais que isso. Durante a sua viagem criou uma nova maneira de estar na navegação, fazendo de ponte de contacto constante entre os portugueses e o mundo. Na senda dos bravos navegadores portugueses, faz constantemente questão de levar Portugal mais longe. Em cada porto realiza palestras, visita locais de interesse histórico-cultural, e, constantemente, transmite as suas sensações para a sua Ilha, para o seu país.
Não esquecendo o seu passado de mestre pescador, em cada novo sítio ausculta os pescadores tentando obter informações sobre as artes tradicionais, as espécies capturadas e outras curiosidades culturais. Simultaneamente, transmite os saberes açorianos e as formas de capturar pescado no nosso arquipélago.


Rota Prevista
Açores - Cabo Verde - Brasil - Uruguai - Argentina - Cabo Horn (Chile) - Chile - Ilha de Páscoa - Polinésia Francesa - Samoa - Fiji - Austrália - Timor - Indonésia - Maurícias - Madagascar - África do Sul - Ilha Sta Helena - Açores
Presidente do Governo agradece apoio disponibilizado pelo Uruguai
Presidente do Governo dos Açores agradeceu a disponibilidade e o apoio que a Marinha do Uruguai e a Casa de Portugal em Montevideu, entre outras entidades, vão prestar ao velejador açoriano Genuíno Madruga, aquando da sua passagem e estadia naquele país sul-americano.
Na carta dirigida ao embaixador do Uruguai em Lisboa, Gastón Lasarte, depois de contactos mantidos anteriormente, Carlos César refere que a viagem de Genuíno Madruga é “uma aventura pessoal que diz respeito a todo o povo açoriano”, pois “transporta pelo mundo inteiro o nosso espírito e a nossa tradicional abertura multicultural”.
“No caso concreto do Uruguai, e como já tive oportunidade de constatar localmente, a história da nossa emigração aproximou-nos e fez-nos partilhar um conjunto de referências e tradições que sai agora simbolicamente reforçado com a viagem de Genuíno Madruga”, salienta ainda o presidente do Governo.
O Uruguai foi país de acolhimento do movimento migratório açoriano para o Brasil, nos séculos XVII e XVIII, e mantém ainda hoje uma forte ligação aos Açores, sobretudo através da cidade de S. Carlos, província de Maldonado, que foi fundada por açorianos.

0 comentários: