Primeiro aquário virtual dos Açores abre no Verão

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O primeiro aquário virtual dos Açores, que terá como objectivo dar a conhecer os ecossistemas oceânicos mais emblemáticos desta região do Atlântico, vai ser inaugurado no Faial no próximo Verão.
A informação foi avançada pela secretária regional do Ambiente e do Mar, Ana Paula Marques, na visita que efectuou às obras de construção daquele aquário, que ficará instalado na antiga fábrica velha da baleia, na baía de Porto Pim.
Para a secretária regional, o aquário virtual da Horta, cuja estrutura física custará cerca de 400 mil euros, é um equipamento de interesse não apenas científico mas também lúdico, cultural, pedagógico e turístico.
Segundo explicou, a exibição principal do aquário faialense terá como tema central uma “viagem oceânica no mar dos Açores”, incluindo mergulhos virtuais a quatro campos hidrotermais (Banco D. João de Castro, Menez Gwen, Lucky Strike e Rainbow) e na coluna de água oceânica.
Na primeira parte dessa viagem temática, conduzida por um “guia” que acompanhará um grupo limitado de visitantes por sessão de cerca de 30 minutos, será possível observar o gradiente de profundidade, de exotismo faunístico e de afastamento das costas insulares, enquanto a segunda colocará o visitante no meio das criaturas exóticas que vivem na escuridão absoluta, depois na penumbra das águas intermédias e finalmente nas camadas iluminadas dos horizontes mais superficiais.
A secretária regional lembrou, todavia, que a versatilidade do equipamento a instalar no aquário virtual permitirá também a sua utilização em “actividades alternativas ligadas ao mundo marinho”, como seja o acompanhamento em tempo real, através da Internet, de campanhas oceanográficas.
“É uma inovação interessante”, disse Ana Paula Marques, sublinhando que através destas iniciativas será possível “levar a Ciência ao conhecimento das pessoas”, no sentido de conhecermos melhor os recursos que temos.
A governante lembrou todavia que o aquário virtual é apenas uma das várias peças previstas numa obra mais vasta que visa a requalificação dos espaços exteriores da Praia de Porto Pim, estando já previsto colocar a concurso público, ainda este ano, a empreitada de requalificação da Casa dos Dabney.
Conforme referiu, seguir-se-á, depois, um “volumoso arranjo paisagístico” de toda a zona e, já durante a próxima legislatura, a construção do aquário real, em cujos projectos de arquitectura, especialidade e conteúdos o Governo está já a trabalhar.

0 comentários: