IV ACARAL AÇORIANO E ACAMPAMENTO DO CENTENÁRIO

sexta-feira, 20 de julho de 2007

A Junta Regional dos Açores - Corpo Nacional de Escutas, que promoveu, entre os dias 12 e 16 de Julho, na ilha do Faial, o “IV ACARAL Açoriano”, com o tema “O Mundo da Fantasia” e “Acampamento do Centenário”, sob o lema “Um Mundo Uma Promessa”.
Este acampamento realizou-se na Quinta de S. Lourenço com a presença de escuteiros das nove ilhas dos Açores, actividades estas que se enquadram nas comemorações regionais do centenário do escutismo a nível mundial.
O Chefe Regional do Corpo Nacional de Escutas, Pires Luís esteve na redacção do Tribuna das Ilhas e disse-nos que “estiveram reunidos cerca de 550 escuteiros de todas as ilhas dos Açores na Quinta de São Lourenço e, para além disso, procurámos ainda ligarmo-nos à população com as nossas bandas e grupos musicais”.
Este IV Acaral foi um acampamento para os escuteiros das Alcateias, ou seja, a primeira secção do CNE. Estiveram presentes ainda os Lobitos. “Esta é uma actividade que dignifica a ilha porque estamos a comemorar o centenário do escutismo e a festa do Centenário foi feita aqui no Faial que, neste momento, já tem seis agrupamentos no activo e prevê-se a formação de um novo na freguesia de Pedro Miguel. O Faial já tem um grande número de escuteiros e tem escutismo há quase cinquenta anos e foi a primeira vez que acolheu uma actividade regional com esta dimensão.”
Lobitos são os escuteiros com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade; seguem-se os Colaboradores, entre os 10 e os 14 anos; Pioneiros entre os 14 e os 18 anos, Caminheiros entre os 18 e 25 anos e Dirigentes apartir daí e até ao fim.
Esta actividade, de acordo com Pires Luís, exigiu diversos apoios e muitas horas de trabalho na sua organização, “mas há uma grande disponibilidade por parte das entidades em apoiar os escuteiros, porque o escutismo é uma escola de formação, de educação não oficial, mas que forma cidadãos para o mundo. As pessoas reconhecem este movimento como um movimento formativo, de educação integral da juventude, e é de facto um movimento nobre...”
Neste centenário celebrou-se o lema “Um mundo, uma promessa”, porque, no entender daquele chefe regional, “uma vez escuteiro, escuteiro para toda a vida.”
Instado a pronunciar-se sobre a importância de direccionar as actividades para cada secção dos escuteiros, Pires Luís diz à nossa reportagem que “temos um método muito activo e um sistema de progresso para todas as idades, daí que no Acaral tenhamos tido muitas brincadeiras com palhaços. Nós privilegiamos os valores e os princípios da nossa organização, assente no Catolicismo. Somos uma associação católica e damos muita importância à vertente espiritual, ao nosso compromisso com a fé, com o serviço prestado aos outros e a Deus, e portanto há uma evolução no próprio sistema dentro do escutismo, por isso é que há escutismo diferenciado e virado para as várias idades”.

Os 100 anos do Escutismo começaram a ser comemorados em Portugal com uma grande excursão a Fátima, a 26 de Maio de 2006, com quarenta mil escuteiros, sendo 43 dos Açores. Depois disso, para além de fóruns já foi editado um livro sobre a história do CNE, bem como uma colecção de seles alusivas à data.
De 1 a 6 de Agosto, em Idanha-a-Nova, vai realizar-se um acampamento nacional, que reunirá mais de dez mil escutas.
No Faial fez-se a renovação da promessa e a 1 de Agosto em cada ilha, cada núcleo às oito da manhã, sobe ao ponto mais alto para renovar a sua promessa. Para além disso vão lançar a campanha “Presentes para a paz”, no mês de Dezembro.
O ponto alto destas comemorações é sem dúvida, o acampamento mundial, já em Agosto, em Inglaterra, na ilha de Bronzie, onde vão estar à volta de doze mil escuteiros. O escutismo nasceu quando Baden Powell levou para essa ilha vinte rapazes para essa ilha e lhes ensinou os princípios da sobrevivência.


Hino do Acaral

I
Corações açorianos
Neste ritmo tão certeiro!
Heróis dos 6 aos 10 anos
Cá vamos de corpo inteiro!

II
Escuteiros da ternura
Somos voz da amizade!
E trazemos aventura,
União e lealdade!

Refrão
Somos gente da partilha
Cultivamos o ideal!
Somos a força da ilha
De um sonho ACARAL!
Somos a força do vento
Neste abraço fraternal!
Viva o nosso acampamento
Nesta ilha do Faial.

III
Sempre alerta, sempre alerta
Somos a voz da verdade!
Nesta vida tão incerta
Buscamos felicidade.

IV
Vamos na barca do mundo
(E não há quem nos imite)
O infinito profundo
Será o nosso limite

Refrão

0 comentários: