“Entre Cedrenses 2007”

quinta-feira, 26 de julho de 2007


Pelo primeiro ano vai realizar-se na freguesia dos Cedros, de 26 a 29 de Julho, o “Convívio Entre Cedrenses”.
Tribuna das Ilhas conversou com o presidente da Junta de Freguesia, José Agostinho, que nos disse que este convívio é usual realizar-se na Costa Leste dos Estados Unidos da América, mais concretamente na Califórnia. E na sequência desses convívio que já se vêm realizando há dois anos a esta parte surgiu a ideia de levar a cabo aqui no Faial. ”Ao organizarmos o programa deste evento tivemos em linha de conta várias coisas. E estamos a contar com a presença de toda a população da ilha do Faial na nossa festa e não só com os cedrenses” – afirma José Agostinho, que prossegue dizendo que “não posso sublinhar que haja um ponto alto, existem vários. No primeiro dia a sessão solene de boas vindas foi um momento marcante e no dia 28, sábado, teremos um desfile de carros alegóricos, que vai representar o passado e o presente da nossa freguesia. No último dia da festa vai haver um convívio com Sopas do Espírito Santo.”
Este ano, ao contrário do que vem acontecendo há muitos anos a esta parte, a Coroa Real vai ir à Igreja. Normalmente é usada uma réplica, mas este ano vai a verdadeira à Missa.
A Freguesia dos Cedros comemora o seu Dia da Freguesia a 4 de Dezembro, mas nessa data, atendendo a que é Inverno, o programa nunca é muito alargado, daí a realização do convívio “Entre Cedrenses”.
“Entre Cedrenses” foi pensado pela Junta de Freguesia mas é organizado por todas as forças vivas da freguesia, “elaboramos uma comissão que tem trabalhado afincadamente para levar isto por diante.
Este será, para além de um momento de convívio, um momento de reflexão sobre a freguesia. Questionado sobre como está a freguesia dos Cedros, José Agostinho afirma ao Tribuna das Ilhas que “em relação a este evento, a população está entusiasmada e curiosa, por outro lado, a freguesia tem as suas ambições e as suas necessidades de investimento, vai melhorando. É verdade que aquilo que se pretendia fazer já devia estar feito, mas infelizmente ainda não conseguimos fazer tudo, mas esperamos que em breve o nosso mundo rural se enquadre no concelho da Horta”.
Na opinião de José Agostinho, um dos problemas mais prementes da freguesia dos Cedros prende-se com a necessidade da criação de um Bairro Habitacional custos controlados, para que se criem condições para a fixação de jovens casais. “Há um problema de habitação nos Cedros, há casais que andam à procura de casa mas infelizmente nem todos têm capacidade para comprar. Neste momento temos uma população envelhecida e temos que criar condições para que os jovens se fixem” – frisa.
José Agostinho revelou ainda que outra das ambições da freguesia dos Cedros prende-se com um parque desportivo condigno, “as freguesias do lado norte estão unidas para tentar que seja implementado um parque desportivo entre as freguesias da Ribeirinha e Praia do Norte para servir essas populações. Estamos a desenvolver esforços nesse sentido.”
Ontem, quinta-feira, comemorou-se o Dia do Emigrante, com uma visita às instalações da Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Faial e Posto de Recepção do Leite. A sessão de boas vindas para todos os emigrantes decorreu pelas 20h00 e a noite foi preenchida com uma fados com Raquel Alvernaz.


Programa:
27 de julho – sexta-feira
(Dia da Cultura)
17h00 – Abertura do bar/restaurante, exposições e quermesse
17h30 – Passeio a pé por alguns locais da freguesia
21h00 – Concerto da filarmónica “Lira Campesina Cedrense”
22h00 – Teatro com o Grupo de Jovens dos Cedros
23h00 – Karaoke

28 de Julho – sábado
(Dia do Queijo)
13h00 – Abertura do bar/restaurante
17h00 – Abertura das Exposições e Quermesse
20h00 – Cortejo Etnográfico
- Partida da Escadaria da Igreja
- Distribuição de massa sovada e queijo
- Arrematações

21h30 – Actuação da Dança de Carnaval e Rancho de Natal Cedrenses
23h00 – Baile com o conjunto “Feedback”

29 de Julho – Domingo
(Dia do Cedrense)
12h00 – Abertura do Bar/Restaurante
12h30 – Missa pelas intenções de todos os cedrenses e em memória dos falecidos
13h30 – Cortejo até ao polivalente com a actuação dos Foliões
14h00 – Sopas do Espírito Santo
16h00 – Actuação do Grupo Folclórico do Salão
18h00 – Encontro de futebol entre as Velhas Glórias dos Cedros
20h00 – Actuação do Grupo Coral dos Cedros
21h00 – Chamarrita com tocadores locais
22h00 – Actuação do artista Laurénio Bettencourt
00h00 – Encerramento surpresa

0 comentários: