Citações

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Existem duas formas de educação; educação de qualidade e educação da treta. Bem, em Portugal temos uma educação da treta, para colocar a média da disciplina negra num patamar positivo, colocou-se menos matéria no programa e menos exigência, claro que a fechar o lote, um exame apelativo, já amplamente considerado como o exame mais fácil da última década... Assim vamos longe!
http://balcao.blogs.sapo.pt/

Se os objectivos da eleição fossem os que orientam a Unesco no domínio do património, teríamos como “candidatos” não são só monumentos, mas também lugares e paisagens, construídas pelo homem ou naturais. Neste âmbito mais alargado os Açores teriam, claro, todo o mérito para se constituir “concorrente”.
Divagando um pouco, podemos dizer que nós, açorianos, de berço ou não, vivemos numa das maravilhas do mundo, a primeira, a terceira a vigésima, não interessa, uma delas.
Vânia Paim – Jornal Diário

A partir de agora, dando forma aos conteúdos pré existentes, as universidades e as suas unidades orgânicas vão também ser hierarquizadas pela tutela tendo em atenção a capacidade de cada uma desenvolver recursos próprios.
Passamos assim de um sistema fortemente marcado pela equidade para um sistema potenciado pela eficiência; pelo menos para aquelas instituições que optarem por esses caminho, ficando as restantes dependentes da esmola de um Estado cada vez com menos recursos para distribuir e face a uma cada vez maior discrepância na produtividade desses mesmos recursos: entre as unidades mais eficientes e aquelas que apresentam pior desempenho.
Tomás Dentinho
A União


Não há dia mundial de coisa nenhuma que não termine com uma nota apocalíptica. Mas, desta vez, o pessimismo é justificado. Os números do Instituto Nacional de Estatística mostram que os portugueses continuam a envelhecer. Aumentou a população com mais de 80 anos. E decresceu a população abaixo dos 30: menos 15% de jovens desde 1987. O nosso maior problema, como noutros pontos da Europa, é a redução da natalidade. Em 2006, nasceram menos 4100 crianças que no ano anterior. Somos um dos países mais envelhecidos do mundo. Temos falta de imensa coisa: recursos, mercado, massa crítica. Percebemos agora que também temos falta de filhos. Estamos em vias de extinção.
Pedro Lomba
Diário de Notícias


A imprensa tem difundido o mal-estar actualmente existente entre a hierarquia da Igreja Católica e o Governo. A Igreja andaria insatisfeita com o Governo numa série de questões: o financiamento das IPSS católicas, o pagamento de impostos pelos sacerdotes, a nomeação de capelães para hospitais e serviços prisionais, a proposta de lei sobre a titularidade dos orgãos de comunicação social, etc. Mas há uma outra questão que não é agora mencionada pela imprensa e que acaba por ser mais importante do que aquelas. No referendo sobre a despenalização do aborto a Igreja estava do lado contrário ao do Governo. Foi esse o ponto de ruptura.
João Cardoso Rosas
Diário Económico

Seja qual for a atenção que o governo venha dedicando a este assunto, por ventura não tem tido os melhores resultados.
Trinta e dois anos depois da... “livre administração dos Açores pelos açorianos”, é possível ver que foi feito um caminho, que a assistência médica é incomparavelmente melhor do que (...)
Editorial
Diário Insular

Lisboa é capital de Portugal. E, por isso, o seu destino, a sua força, a sua imagem, o seu presente e futuro, na perspectiva política, cultural ou social, têm a ver com o país. Sejam quais forem as disputas mesquinhas a que posições enviesadas do valor-região podem levar - a menos que outra capital venha a ser decretada -, Lisboa, a autarquia de Lisboa, tem de assumir-se com esse estatuto e com todas as obrigações que desse estatuto resultam para com os cidadãos deste país.
Paquete de Oliveira
Jornal de Notícias

0 comentários: