sexta-feira, 19 de junho de 2009

Regata Les Sables/Horta/Les Sables

Iates Class’40 transformam Horta como Porto de excelência na náutica

Foi apresentada na tarde de terça-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Horta aquela que é considerada a mais importante regata do ano em Portugal e na França.

Das várias regatas internacionais que a Horta acolhe este Verão, esta será sem dúvida a cereja no topo do bolo: unirá a cidade francesa de Sables d'Olonne à Horta, e será disputada em embarcações de 12 metros, assumindo-se como o principal evento náutico do país em 2009.

A Regata Les Sables/Horta/Les Sables começa a chegar à ilha do Faial no próximo dia 11 de Julho, inserido nas comemorações dos 176 anos de elevação da Horta de vila a cidade.

Para o Clube Naval da Horta “a Regata Les Sables/Horta/Les Sables, Classe 40’, será um dos mais importantes eventos náuticos alguma vez realizados nos Açores, tendo sido inclusive considerado como o mais importante evento desta índole a realizar em França e em Portugal no ano de

st="on">2009.”

De acordo com o presidente Hugo Pacheco, “considerando o enquadramento desportivo desta regata, não poderia este Clube Naval, membro da Comissão Municipal Náutica da Horta, deixar de se aliar a mais este importante acontecimento que, escalando o Porto da Horta, irá trazer a esta cidade alguns dos mais experientes velejadores europeus e mundiais”.

O presidente do Naval sublinhou também que “nesta importante jornada de vela estarão reunidas as condições necessárias para a projecção da náutica faialense, bem como dos Açores como destino turístico e náutico de excelência”.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, João Castro, relevou a importância desta ligação encetada em 2006 com a cidade francesa de Sables d’Olonne e consolidada no ano transacto, com a realização de uma regata transatlântica para embarcações de 6,5 metros.

O autarca destacou ainda a importância deste evento náutico para o desenvolvimento da modalidade no Faial e para a promoção do destino Açores, opinião corroborada pelo Director Regional do Turismo, Miguel Cymbron, que mostrou a sua satisfação pela realização de mais este evento náutico que consolida a ilha do Faial e a Marina da Horta como pólo de excelência para captação do iatismo e da náutica nos Açores.

A Les Sables/ Horta/ Les Sables é uma regata da classe 40, uma prova considerada de topo no domínio da náutica, destinada a equipas de dois tripulantes e que conta, para já com cerca de 25 inscritos.

De facto, e como explicou Armando Castro aos jornalistas, o objectivo é manter uma ligação anual com Sables, sendo que nos anos ímpares essa ligação se faria com embarcações de 40 pés (12 metros) e nos anos pares com embarcações de 6,5 metros.

A prova é encarada pela comitiva francesa e portuguesa com grande expectativa, trazendo até à Horta uma televisão e rádio francesas, que partilharão na sua estadia os meios da RTP na ilha do Faial, bem como uma das mais conceituadas revistas de iatismo a nível mundial.

A largada decorrerá no dia 5 de Julho, pelas 16h02 da cidade de Sables d’Olonne, chegando à Horta a 9 de Julho a comitiva francesa, altura em que abrirá o secretariado oficial da prova, que ficará instalado junto à Marina. Para este efeito, a organização da prova coloca ao dispor dos órgãos de comunicação social, uma embarcação para acompanhar a chegada e largada da regata.

Com o primeiro concorrente a chegar por volta do dia 11 de Julho, está prevista a realização de um programa social, na ilha do Faial, de onde se destaca uma volta à ilha com almoço no Parque do Capelo, uma cerimónia de entrega de prémios, e uma saída de mar com escolas do Clube Naval da Horta.

Esta será também uma oportunidade de ouro para a Vela faialense, já que os jovens das escolas de Vela do Naval da Horta terão oportunidade de velejar nestas embarcações, acompanhados pelos seus skippers.

0 comentários: