sexta-feira, 5 de junho de 2009


João Borges/Élio Medeiros a dupla faialense do Rally

 

No ano passado João Borges foi considerado o melhor piloto faialense no Ilha Azul ao atingir a 13.ª posição.

Aos volantes do  Subaru Impreza WRX STI, com Élio Medeiros, este ano o piloto vai tentar subir na tabela.

  

 João Borges já é um "habitué" no Rally Ilha Azul. Quais os objectivos para a edição de 2009?
Como nos anos anteriores o objectivo principal é não ter problemas no decorrer da prova, problemas esses que infelizmente nos últimos anos parecem ter uma "atracção magnética" à nossa equipa; a nível de classificação o nosso objectivo pessoal é rodar entre os 10 primeiros, o que já consideramos bastante ambicioso tendo em conta a rodagem que temos, que este ano é zero uma vez que não participámos em nenhum rally.

 

Este ano novamente ao volante do Subaru Impreza. Como tem sido a preparação do carro?
A preparação tem sido difícil, morosa e acima de tudo muito dispendiosa.  A JANTE 18" efectuou uma "revisão" geral e completa na viatura, com o objectivo de melhorar a sua fiabilidade ,o que infelizmente obrigou à substituição de muitas peças, e contratou a ARC Sport para melhorar alguns "pormenores muito importantes" no que diz respeito a alinhamentos, alturas e afinação de diferenciais.


 A seu lado vai Élio Medeiros. Os troços já estão fixados ou ainda há muito a fazer?
O rally deste ano tem um percurso em tudo idêntico ao do ano passado, no entanto o estado dos pisos e do tempo, pode alterar muita coisa no que diz respeito a "notas", mas tudo isso só poderá ser alterado nos dias designados para os reconhecimentos que são na 4ª e 5ª feira anteriores ao dia da prova.

 

 

Que análise faz à evolução do RIA ao longo dos anos?
Penso que é positiva, o formato da prova foi alterado no ano passado, na minha opinião para melhor, especialmente se tivermos em conta as limitações com que o CAF se deve ter deparado, uma vez que muitas das nossas estradas de terra estão a ser invadidas pelo asfalto, que é bom para tudo e todos, excepto quando se está a organizar um rally de terra.

 

O que gostava que acontecesse?
Gostava que existissem mais iniciativas locais, (à semelhança do que se faz no Pico 3 provas por ano) no sentido da realização de mais provas "tipo rally", o que aliás já se verificou no inicio deste ano, com a realização de um circuito de terra no Chão Frio,  de forma a permitir a iniciação de novos pilotos locais, bem como a rodagem dos existentes.  
Existem na nossa ilha muitos pilotos com o gosto pelo rally, e até com aptidão para isso, mas, facilmente se desmotivam perante os elevadíssimos custos de participação, num rally como o ILHA AZUL, e consequentemente muito difíceis de rentabilizar, uma vez que no Faial só existe um rally por ano, ou seja investir num carro, equipamento, licenças etc. são despesas que, caso existam mais provas, se conseguem "diluir" com maior facilidade. Estas provas também contribuiriam para que o público em geral vivesse, e visse com outros olhos o mundo do desporto automóvel.

 

A FPAK introduziu algumas alterações que exigem um acréscimo de investimento. Como vê essas alterações?

Do ponto de vista da nossa segurança pessoal acho óptimo, porque nestas coisas a segurança nunca é de mais, do ponto de vista financeiro já não é tão "agradável", são investimentos que rondam os 1.500,00€ por cada tripulante da viatura, e que caem em cima de todas as outras despesas já conhecidas.

 

 Tem alguns apoios que suportem a sua participação?

A nível de apoios, este ano mais uma vez a JANTE 18" é o nosso principal patrocinador, tendo para isso, adquirido o Subaru com que corremos no ano passado por aluguer, e efectuado de sua conta quase todas as reparações necessárias à boa preparação da viatura, não descurando no entanto os outros apoios que temos, como nos anos anteriores, tais como a Mutualista Açoreana, Venancio Costa, Lda, Azoria,  muitos amigos e apoiantes, sem os quais a nossa participação não seria possível.

 


0 comentários: