sexta-feira, 12 de junho de 2009

61 Agentes Policiais na Segurança do Rally

 

Este fim-de-semana será tudo menos pouco agitado no Faial. Um peddy-papper, a Feira Agrícola e o Rally Ilha Azul.

São eventos que por si só atraem aglutinados de pessoas e, com a agravante de acontecerem no mesmo dia deixa as autoridades responsáveis pela segurança de todos nós, de sobre alerta.

Tribuna das Ilhas, à semelhança de anos anteriores, foi ouvir o Comandante da Polícia de Segurança Pública da Horta para saber o que vai ser feito.

“Em relação ao Rally Ilha Azul, a PSP reuniu com o CAF e definiu parâmetros de intervenção. Paralelamente foram feitos alguns reconhecimentos aos trajectos da prova” – explica o comandante.

Ao todo vão estar envolvidos 61 elementos policiais, “ou seja, todo o efectivo disponível da ilha do Faial e oito agentes do Pico.”

Atendendo a este cenário, Carlos Ferreira diz ao Tribuna que “são precisos mais efectivos para o nosso Comando”.

A maior preocupação da PSP da Horta é abrangente, no descrever do Comissário Carlos Ferreira, “queremos garantir que em todas as componentes a segurança funciona. Sabemos ainda que há coisas que não dependem só de nós porque o cidadão pode ter um acto tresloucado, isto é, pode decidir por exemplo, “levado pela onda do rally”, fazer uma aceleração na avenida marginal e ter um despiste. Daí a PSP queira garantir que a população vai ter uma conduta assertiva e moderada. Relativamente às provas, vamos tentar garantir que nenhuma viatura entre no circuito sem ser detectada para que, pilotos, organizadores e assistentes não tenham qualquer problema”.

Importa que os pilotos não se esqueçam que “na estrada, fora dos troços, são condutores iguais aos outros” – sublinha o responsável policial.

Relativamente à Feira, não foi solicitada nenhuma operação de segurança especial à PSP da Horta pelo que o trabalho a desenvolver vai ser sobretudo de prevenção. Vão estar alguns efectivos mobilizados para o efeito, até porque podem ocorrer alguns desacatos derivados do consumo excessivo de álcool que tende a acontecer nestas festas. 

0 comentários: