sexta-feira, 5 de junho de 2009


Rally Ilha Azul 2009

São 41 os pilotos inscritos para a edição de 2009 do Rally Ilha Azul. 34 fazem parte do campeonato regional e 7 vão estar aos volantes dos VSH. Seis do total desta lista são faialenses. Este ano a principal novidade é a existência de um Comissário do Ambiente.

A vigésima edição do Rally Ilha Azul vai para a estrada nos próximos dias 12 e 13 de Junho.

Numa organização do CAF – Clube Automóvel da Ilha do Faial, esta prova é uma das oito que integra o campeonato regional de ralis dos Açores.

De acordo com o programa na próxima quarta-feira, dia 10 de Junho, começam os reconhecimentos das etapas do Ilha Azul.

O shakedown que se realiza entre a Ribeirinha e os Espalhafatos está agendado para a sexta-feira dia 12 de Junho para as 08h00 e, das 12h às 15h, na Marina da Horta, vai se proceder às verificações técnicas.

Na sexta-feira realiza-se, à semelhança do ano passado a Especial na Praia do Almoxarife, um etapa mais rápida e que atrai sempre muita gente. A largada está agendada para as 18h45, com partida do Largo Duque D’Ávila e Bolama.

Sábado, os motores vão se fazer ouvir a partir das 10h00, altura em que tem início a segunda etapa desta vigésima edição do Ilha Azul que percorrerá as nossas estradas durante todo o dia. O momento da consagração dos vencedores está previsto ser às 17h05.

Na conferência de imprensa de apresentação da prova, Bento Leonardo, vice-presidente do CAF destacou a realização da Super Especial na Praia do Almoxarife sem deixar de parte o traçado que é semelhante ao ano passado. 

Bento Leonardo regozijou-se ainda com o número de inscritos para este rally, “o facto de termos seis equipas faialenses em prova excede em muito as nossas expectativas”.

As explicações mais técnicas estiveram a cargo do Director de Prova, Mário Paulo Silva.

“Ao mantermos este figurino está a dar-se passos seguros no sentido de melhorar o nível e a solidez deste rally” – começou por afirmar o responsável.

Este ano há uma preocupação acrescida com a Segurança. Área que foi reforçada, isto é, “houve um aumento de comissários de estrada, aumento do número de jeeps para primeira intervenção no caso de haver algum bloqueio de troço e aumento de inters. Tudo isto faz parte da segurança e são meios que nos permitem ter mais confiança para que a prova seja um sucesso” – frisa.

A edição de 2009 do Rally Ilha Azul conta, e registe-se que é algo pioneiro nos Açores, com um Comissário do Ambiente, “relevante da nossa preocupação para com o meio que nos rodeia. Houve um levantamento exaustivo de todo o traçado e foi feita, posteriormente, uma análise a todo o impacto que a prova poderia provocar.”

A super especial da Praia do Almoxarife, no entender de Mário Paulo Silva, “vai ter espectáculo garantido tendo em conta que os carros vão ter que usar pneus iguais aos do resto da prova, ou seja, pneus de terra, que em cima de asfalto provoca um grande ânimo.  No sábado, o facto dos troços serem 4 em linha dá outra dinâmica e mais interesse à prova. O rally fica mais compacto.”

Nesta organização estão envolvidas cerca de 300 pessoas. 

0 comentários: