Mergulho em apneia - Rumo ao Abismo 2007

sexta-feira, 3 de agosto de 2007


No dia 7 de Agosto, terá lugar uma vez mais na ilha do Faial, nos Açores a 3ª edição do Rumo ao Abismo, um evento de mergulho livre em apneia.
A edição deste ano está integrada nas festividades da Semana do Mar. O maior festival náutico do país que se realiza na 1ª semana de Agosto na ilha do Faial.
A edição deste ano envolve quatro atletas do Clube Naval da Horta: Francisco Gautier, Paulo Nóbrega, Pedro Capela e Rui Campos.
Estes são atletas de mergulho livre que se propuseram a fazer recordes em várias disciplinas: Rui Campos quer ultrapassar os 5m45s em apneia estática, numa prova que decorre na Poça da Rainha e não na piscina municipal como é apanágio, uma vez que durante o mês de Agosto esta está fechada.
Francisco Gautier é o actual detentor do record da disciplina de peso constante, com a marca de 70 metros e vai tentar melhorar.
Pedro Capela vai tentar bater o record dos 30metros em peso constante sem barbatanas.
Paulo Nóbrega, por sua vez, vai tentar chegar aos 55 metros na disciplina de peso variável.
Questionado sobre os motivos que os levam a arriscar-se neste Rumo ao Abismo, Paulo Nóbrega diz ao Tribuna das Ilhas que “somos todos mergulhadores, gostamos de estar na água e este é mais um desafio que colocamos a nós próprios.”
Os mergulhadores do CNH seguem um plano de treino, que passa por corrida, natação, boa alimentação e depois “há que haver uma adaptação muito gradual à pressão da profundidade. “Não se pode simplesmente ter uma boa preparação física e fazer um mergulho fundo.”
A concentração para o Rumo ao Abismo é às 09h30, junto ao Clube Naval da Horta. Vão ser disponibilizadas embarcações para quem quiser ir assistir.




APNEIA ESTÁTICA
A prova de Apneia Estática é realizada em piscina ( ou mar ), podendo o atleta ficar na superfície ou no fundo, com as vias respiratórias imersas, pelo maior tempo possível aproximando-se ou superando o tempo previamente anunciado. Não poderá ser ajudado nem tocado durante a prova.

PESO CONSTANTE
A prova de peso Constante é realizada no mar ( ou lago ) e para esta competição a profundidade poderá ser limitada pelas condições do local.
O objectivo é atingir a maior profundidade possível, previamente anunciada pelo atleta que nunca podem ultrapassar, , apenas utilizando força motora / barbatanas e sem utilizar o cabo guia, com a excepção da viragem para a subida aquando da remoção da sinalização da profundidade (figura ao lado).
Para atestar a profundidade atingida, o atleta deverá trazer à superfície, uma plaqueta ( " tag" ) com seu nome e ainda usará um profundímetro de pulso.
PESO VARIAVEL
Com o equipamento base, e com o auxílio de lastro controlado (trenó), ligado ao cabo guia, o apneísta atinge a maior profundidade possível, abandonando na cota desejada o lastro, retornando à superfície, utilizando o cabo guia ou simplesmente as barbatanas.

0 comentários: