Como correu a Semana do Mar de 2006?

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

À semelhança do que aconteceu no período anterior da Semana do Mar, a Câmara Municipal da Horta abriu um novo espaço de contributo público sobre aquele evento, no endereço www.semanadomar.blogspot.com.
Antes, de acordo com informação recolhida naquela página, estava em questão a recolha de críticas e sugestões. “Muitas destas foram acolhidas e acreditamos que o balanço é amplamente positivo. Pelo menos a julgar pelos comentários ouvidos “de passagem” no calor da festa, a edição de 2006 da Semana do Mar melhorou em bastantes aspectos.
Agora, está em causa a possibilidade de melhorar ainda mais em anos vindouros.”
Por considerarmos pertinentes as opiniões lá explicitas, damos a lume algumas:
“Antes de mais quero felicitar esta iniciativa e a atenção por parte da autarquia em dar voz à população que navega na Internet. No que diz respeito a edição da Semana do Mar 2006, apesar da conjuntura actual do nosso país, faço um balanço positivo. Quando falo em balanço positivo significa que os aspectos positivos foram em maior número que os negativos. Relativamente aos positivos, saliento a preocupação por parte da organização e dos responsáveis pelos "restaurantes" na melhoria das condições a todos os níveis; a realização de uma feira ou Expo Mar, como forma de promover e dinamizar o tecido empresarial local; a diversificação das bandas que actuaram, entre outros.
Quanto aos aspectos negativos, a localização do palco; as tascas existentes nas traseiras dos restaurante, que continuaram iguais aos outros anos e a escolha das bandas relativamente aos dias da semana.” (Pires)
A Associação dos Amigos do Florival disse: “Parece evidente! Quanto aos comes e bebes a Semana do Mar melhorou muito. Quanto à localização do palco, que tanto polémica causou (principalmente pelas pobres árvorezinhas que foram à vida), parece-me que não correu tão mal quanto isso. Afinal houve espaço para todos assistirem aos concertos e ninguém caiu do muro da avenida! Logo, e apesar de considerar que o lugar do palco é mesmo na Marina, penso que foi maior o ganho que a perda. Deixo aqui a nota. Não se deixem ficar por aqui! Queremos que a nossa Semana do Mar não pare de crescer.”
Com a identificação de “Faialense”, houve um cidadão que felicitou a CMH “por todo o trabalho desenvolvido e por criar este blog para que a população possa dar a sua opinião. Quanto a festa em si, o palco deve ficar, sem sombra de dúvida, na Marina da Horta. A festa concentrou-se entre a Avenida e o Largo do Infante, a Expomar foi fraca, o espaço da Escola Secundária foi desaproveitado. Fiquei desiludida quando lá cheguei e estava escuro e "vazio". A Feira das Actividades Económicas é um bom chamariz e sentimos a sua falta este ano. O que fizeram com as barracas foi bom por um lado, porque ficou mais espaçoso para quem lá fosse comer, mais higiénico, mas não favoreceu quem andava a passear na festa. Também não favoreceu às barraquinhas que ficaram por trás, que apanhavam com o fumo todo. Quanto aos grupos musicais, teve para todos os gostos, mas deviam apostar mais nos jovens, pois são eles que mais aderem aos concertos.”
Paula F. disse... “Faço um balanço positivo à Semana do Mar deste ano. Como tudo na vida, tem um senão. Realmente, notei que a festa ficou muito e demasiada concentrada num espaço reduzido da nossa avenida. O palco esteve bem, e houve espaço para todos, quer para quem quisesse assistir ao concerto, e para quem não quisesse. O cartaz, após tanta polemica, estiveram todos cheios. A localização do palco é uma questão a ponderar para o próximo ano. O senão, e que acho algo muito grave, é o seguinte: o Largo do Infante estava escuro e morto. O espaço do liceu estava escuro e morto. A Expomar foi um fracasso. Entrei lá e não vi nada a não ser barcos. Deixo aqui uma ideia: porque não dinamizar o Largo do Infante, com atractivos para as crianças, mesmo durante a noite? Porque não, ponderar um "mini-concerto" a hora decente, dedicado aos mais pequenos? Por exemplo, um coro infantil, espectáculos de magia? palhaços, etc. As crianças também gostam de musica. Realmente, atractivos às 11 da manhã, é muito complicado. Fica uma sugestão para dar vida aos "espaços mortos" da festa. De um modo geral, achei a festa este ano muito escura, literalmente falando. Faltou iluminação. De um modo geral, acho que a implantação das tendas, esteve bem. De qualquer forma, para o próximo ano, há que rever ainda mais aperfeiçoamentos.”

0 comentários: