Campeonato Nacional de Enduro - Marco Garcia em terceiro

sexta-feira, 3 de agosto de 2007


Tomar foi o palco escolhido pela Federação Nacional de Motociclismo para a realização da derradeira jornada dupla do campeonato nacional de Enduro, a 10ª e 11ª prova respectivamente.
A cargo do Motor Clube de Tomar, a "25ª edição do Enduro de Tomar" realizou-se nos dias 22, 23 e 24 do passado mês de Junho, contando com 76 pilotos inscritos, entre os quais, o Faialense Marco Garcia.
Apesar de estar a recuperar de uma lesão contraída na corrida anterior disputada na Figueira da Foz, o piloto açoriano tinha obrigatoriamente que correr e pontuar nos dois dias de prova para manter as suas aspirações ao pódio final, "na corrida da Figueira cai com violência e lesionei-me no ombro esquerdo, chegando a pensar que a minha época tinha terminado, mas dentro do azar acabei por ter alguma sorte. No fim de semana seguinte uma pequena queda numa prova do campeonato regional dos Açores de Motocross realizada na Terceira, veio novamente agravar a situação, pelo que já estava mentalizado que seria uma corrida difícil para mim. Necessitava terminar ambos os dias de corrida para não descer na classificação do campeonato"
Dada a partida, o açoriano Marco Garcia foi o terceiro piloto a entrar em prova, que era composta por um percurso de 45 km a ser percorrido por três vezes no sábado e quatro no domingo, "esta é uma das organizações mais experientes a nível nacional e esta prova foi um exemplo disso. Tinha um percurso exigente e as especiais eram de bom nível. Pessoalmente não gostei muito da extreme nem da crosse-test, talvez pelo facto de estar um pouco limitado fisicamente, mas reconheço que eram boas especiais."
Terminada a corrida, o piloto da Husqvarna acabou por ver recompensado o seu esforço, " este não foi um bom fim de semana para mim, ontem fiz sexto e hoje terminei em quinto, mas acabou por ser positivo porque consegui terminar o campeonato em terceiro."
Finalizado o campeonato o balanço feito da época " é positivo. Evolui como piloto, principalmente a nível de gestão de corrida, e agora necessito recuperar e evoluir a nível físico. Foi um campeonato difícil a todos os níveis, dentro e fora das pistas. Dei muito trabalho ao Sr. Coelho que sempre se esforçou para me dar a melhor mota possível e tive o José Sousa, sem o qual não teria reunido as condições necessárias para terminar o campeonato. Não quero deixar passar esta oportunidade de agradecer publicamente a todos os que se associaram a este projecto, nomeadamente a Italianjob, Motocoelho, Direcção Regional de Educação Fisica e Desportos, Motomais, Câmara Municipal da Horta, Voltagem, Finicrédito, J.F.Salão, Castol, família e amigos."
Outro objectivo do piloto da Motomais para a corrente época passava por voltar a integrar a selecção nacional, neste caso de Enduro, mas " a federação Nacional de Motociclismo não se fará representar nos "Six Days Enduro" por razões económicas. Se reunir novamente as condições mínimas necessárias para voltar a disputar o nacional de Enduro, vou trabalhar para chegar a selecção!"
Em elite 1 o campeonato foi decidido na última especial do ano a favor do piloto da KTM Gonçalo Reis , depois de muita luta com Fernando Ferreira, aos comandos de uma Yamaha. Na terceira posição ficou Pedro Enes também aos comandos de uma Yamaha.
Em elite 2 só com uma hipotética desistência o Campeonato fugiria a Paulo Felícia em Beta, que se sagrou campeão na frente do piloto da KTM Gustavo Gaudêncio. Na terceira posição e como já referimos, ficou o piloto da Husqvarna, o açoriano Marco Garcia.

0 comentários: