Congresso de Turismo Cultural - É altura de repensar estratégias

quinta-feira, 26 de março de 2009

Teve início quarta-feira, o I Congresso de Turismo Cultural, promovido pela Adeliaçor – Associação para o Desenvolvimento Local de Ilhas dos Açores.
Este congresso destina-se a entidades públicas e privadas, directa e indirectamente ligadas ao turismo, instituições de desenvolvimento cultural e económico, empresários e profissionais do sector turístico, associações de desenvolvimento local e regional, comunidade académica e investigadores do sector do Turismo, e ao publico em geral interessado nas temáticas propostas.


O evento é financiado pelo programa Prorural, e, de acordo com o discurso de abertura do presidente daquela Associação, Orlando Rosa, o grande objectivo deste Congresso é “proporcionar um espaço de reflexão, debate e troca de estratégias” sobre este tipo específico de actividade turística. Turismo de qualidade, “assente na herança cultural e patrimonial”, de forma a trilhar um caminho que consolide uma estratégia que beneficie não só a actividade turística na região, mas também o desenvolvimento local, actividade no génesis da Adeliaçor.
João Castro, presidente da Câmara Municipal da Horta, referiu que “este congresso é a resposta às várias iniciativas que temos vindo a incentivar e apoiar no sentido de despertar os nossos investidores para estas questões.” Para o autarca, “trata-se de colocar a cultura como parceira do turismo”.
Os temas-chave em discussão para estes três dias de congresso são: Turismo Cultural e Património e Itinerários Turísticos Temáticos – Animação e Promoção. Património Cultural e Edificado, Gastronomia, Promoção do Produto Turístico e Animação Turística.
Durante o I Congresso de Turismo Cultural vão ser lançadas vários guias: Guias dos Itinerários, o Guia Turístico da Zona de Intervenção da Adeliaçor e o Guia Geológico do Faial, “Na Rota dos Vulcões”.
Ainda no âmbito deste congresso, realiza-se este fim-de-semana uma viagem de familiarização (Fam Trip) para dar a conhecer a Rota dos Vulcões, no Faial, a Rota da Faina Baleeira, no Pico, e a Rota do Queijo das Ilhas, em São Jorge.

Divulgar os produtos tradicionais das ilhas
No âmbito deste congresso, a Adeliaçor apresentou uma Brochura onde estão referenciados produtos gastronómicos tradicionais das suas ilhas de intervenção, nomeadamente São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo.
A apresentação decorreu no cocktail de Boas Vindas, na passada quarta-feira, e esteve a cargo de Arlene Goulart, coordenadora da Adeliaçor. Esta brochura dá a conhecer alguns dos produtos mais emblemáticos da região, distribuídos por tipologias, como os vinhos licorosos, brancos e tintos, com destaque para os do Pico, os queijos de São Jorge e do Pico, o Mel, a Carne dos Açores IGP, e alguma da doçaria tradicional.

Arlene Goulart salientou a forma como estes produtos espelham também a cultura açoriana, e chamou a atenção para as exigências actuais do mercado, onde são privilegiados valores como a qualidade, a identidade e a genuinidade.
A Brochura permite também conhecer em traços gerais os sistemas europeus criados para proteger e valorizar os produtos agro-alimentares, ajudando os consumidores a distinguir os produtos de qualidade reputada das imitações. Denominação de Origem Protegida, Indicação Geográfica Protegida e Especialidade Tradicional Garantida são os conceitos que esta brochura permite conhecer melhor.
Na ocasião, o presidente da Adeliaçor, Orlando Rosa, congratulou-se com com a realização deste Congresso, que entende enquadrar-se numa “estratégia de desenvolvimento para o Triângulo”, e frisou que a Associação pretende promover iniciativas do género nas outras ilhas de intervenção, com destaque para as Flores e o Corvo”.

Associados:
34 -
Autarquias locais
2 - Outras Entidades Publicas

4 - Associações Profissionais

7 - Associações Culturais

1 - Associação Desportiva

6 - Cooperativas

3 - Casas do Povo

1 - IPSS

18 - Individuais

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