Fernando Horta assume destinos de Capitania e Polícia Marítima

quarta-feira, 8 de outubro de 2008


“A sorte dá muito trabalhado”, a afirmação é de Agostinho Ramos da Silva, responsável regional da zona marítima dos Açores, durante a cerimónia em que Raul Dionísio se despede da Horta. Raul Dionísio cuja comissão de serviço ficou marcada, sem dúvida, pelo desastre do CP Valour.



Decorreu na passada semana a cerimónia de rendição e nova tomada de posse na Capitania do Porto da Horta.
Assim sendo, Raul Dionísio cessou as suas funções e Fernando Horta assumiu o cargo de Capitão do Porto e Comandante da Polícia Marítima do Faial e das Flores.
Numa cerimónia presidida pelo Contra-almirante da Zona Marítima, Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima dos Açores, o novo Capitão do Porto da Horta, Fernando Horta, recebeu as insígnias do curso de formação para capitão do porto que esteve a frequentar.
Registe-se que o capitão-de-fragata Fernando Horta vem substituir o capitão-de-mar-e-guerra Raul Dionísio que, após três anos no Faial vai rumar à Escola Naval para dar formação.
No seu discurso de tomada de posse, Horta deixou expresso que “desempenhar estas funções será um desafio, mas estou convicto de que, se houver uma cooperação entre as instituições e forças vivas destas ilhas, tudo correrá bem.”
Fernando Horta tem ainda a certeza de que esta não será uma tarefa fácil, atendendo ao espaço de jurisdição que lhe foi confinado, “são cinco ilhas e os recursos são limitados, mas vou tentar cumprir os objectivos delineados e isso passa por uma racionalização de recursos, formação e treino e consequente qualificação do pessoal. Para além disso, espero poder melhorar o atendimento às pessoas e aprofundar as relações entre instituições e pessoas, bem como, consolidar a imagem de rigor que a marinha pretende transmitir às pessoas.”
Agostinho Ramos da Silva, Contra-almirante da Zona Marítima, Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima dos Açores aproveitou a oportunidade para evidenciar no trabalho que tem sido desenvolvido nestas ilhas, e, num tom pessoal, dirigiu-se a Raul Dionísio, capitão agora cessante, para lhe desejar bons ventos nestas suas novas funções como formador na Escola Naval.
“O Capitão do Porto é a figura pública do desempenho da Marinha em cada localidade, exige uma dinâmica de desenvolvimento em tudo o que diz respeito ao mar” – sublinhou o Contra-almirante Agostinho da Silva.
Quanto ao novo capitão do porto, é licenciado em ciências militares navais e tem uma especialização em oficiais de navegação, para além de ter formação em meteorologia aeronáutica e de autoridade marítima. Esteve a bordo dos NRP São Gabriel, João Roby, Bombarda, Alabarda, Sacadura Cabral, Hermenegildo Capelo e Álvares Cabral.
Desempenhou várias funções no Instituto Hidrográfico e na Direcção de Faróis, sendo que neste último se destacou pelo trabalho desenvolvido no comité “Aids to Navigation Management” nomeadamente com a elaboração de vários documentos como manuais, recomendações e guidelines da IALA, que servem de referência aos países de todo o mundo.

0 comentários: