IMPÉRIO DOS NOBRES INTEGRA REDE INTERNACIONAL

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Império dos Nobres vai estar aberto ao público, no próximo dia 18 de Abril, entre as 9 e as 20 horas para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que, em 2008, versa o tema “Património Religioso e Espaços Sagrados”.
Esta iniciativa tem por principal objectivo, sensibilizar para a necessidade de salvaguardar e preservar o património edificado religioso e os espaços sagrados.
Tendo em vista a concretização destes objectivos, e de acordo com nota informativa enviada à nossa redacção, os visitantes serão convidados a apreciar este monumento, o mais antigo dos Açores construído em alvenaria, apercebendo-se do seu simbolismo por via da recriação de um ambiente de cerimónia de culto ao Espírito Santo.
Será ainda distribuído um folheto explicativo da história do Império dos Nobres, estando igualmente programadas visitas escolares àquele local, onde se encontrarão em exposição, os símbolos de culto ao Espírito Santo, estando previstas actuações de foliões.
Numa autêntica viagem pelo tempo, as visitas guiadas, em português e em inglês, vão tentar enquadrar a importância do Espírito Santo na vivência do povo açoriano, com o Voto perpétuo de Pentecostes da Câmara Municipal da Horta, por ocasião do Vulcão de 1672.
O Dia Internacional de Monumentos e Sítios foi instituído pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, sensibilizar para a sua vulnerabilidade.
O ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico "Património Religioso e Espaços Sagrados", com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.

0 comentários: