Governo estabelece protocolo com Observatório do Mar dos Açores para divulgação científica
O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou a criação de um protocolo de cooperação para financiar as actividades e despesas correntes do Observatório do Mar dos Açores (OMA), na Horta.
José Contente visitou na tarde de quarta-feira as instalações do OMA para averiguar as necessidades humanas e científicas da infra-estrutura, onde ficou igualmente a par dos projectos de divulgação científica que o Observatório leva até junto da população, escolas e turistas.
“Este protocolo é um primeiro passo para que este Observatório tenha um bom desempenho a nível do funcionamento e faça aquilo que consta nos seus estatutos, a divulgação científica associada ao mar dos Açores”, disse o governante.
Esta parceria visa essencialmente estreitar o apoio financeiro para estudos e pesquisas científicas, para despesas de funcionamento, aquisição de equipamentos e ou serviços de manutenção da infra-estrutura.
José Contente referiu ainda que esse protocolo deve ser celebrado no próximo ano e deve atingir um montante entre os 50 e os 75 mil euros anuais.
“Nós precisamos de criar uma verdadeira cultura científica e tecnológica na Região para entrarmos com pleno conhecimento e rigor na Sociedade do Conhecimento e são estes Centros de Ciência que existem em várias ilhas que podem fazer essa ligação, a ligação às escolas, às pessoas que os visitam de modo a que tudo isto corresponda a um patamar de qualidade sob o ponto de vista do conhecimento científico dos açorianos”, acrescentou o secretário da tutela.
O Observatório do Mar dos Açores, situado na Antiga Fábrica da Baleia, no Monte da Guia, recebe anualmente cerca de 15 mil visitantes.
0 comentários:
Postar um comentário