Faial já tem Serviço de Teleassistência
Decorreu na manhã de terça-feira, a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal da Horta e a Cruz Vermelha Portuguesa para implementação do serviço de teleassistência.
Uma cerimónia que contou com a presença do Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CPV), da Delegada da Ilha do Faial da CVP e do Presidente da Câmara Municipal da Horta e que assumiu particular importância por ser o primeiro celebrado com uma edilidade açoriana.
Registe-se que a Cruz Vermelha já estabeleceu protocolos com diversas autarquias a nível nacional, desde o lançamento da Teleassistência (Março 2008) sendo a CMH a primeira a nível de Região Autónoma dos Açores (RAA).
Este serviço é parcialmente financiado pela autarquia e vai permitir que idosos ou pessoas com mobilidade reduzida entrem em contacto com um call-center sempre que precisarem de ajuda, sendo avaliada, no momento, a necessidade de enviar para o local os meios apropriados. O operador não encerra o processo enquanto a razão do alerta não estiver resolvido.
A CMH vai financiar a aquisição e instalação de algumas dezenas de equipamentos para pessoas em situação de dependência que sozinhos não conseguiriam aceder ao sistema. Para seleccionar os utentes a beneficiar conta com o apoio de várias instituições locais.
O que é a Teleassistência
A Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) é um serviço telefónico de apoio, inovador e com comprovada fiabilidade, pensado para melhorar a qualidade de vida, saúde, segurança e auto-estima dos seus utilizadores.
Funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e abrange todo o território nacional.
Abrange um conjunto de serviços de resposta em situações de urgência/emergência e em situações de solidão. Este serviço é suportado por equipamentos disponibilizados ao utente de forma a assegurar o pronto auxílio.
O atendimento é garantido por profissionais dedicados, com experiência na Cruz Vermelha Portuguesa e com formação na área social, em socorrismo, emergência e no contacto directo com dependentes.
O funcionamento do serviço é acompanhado por técnicos da Cruz Vermelha Portuguesa, especializados em diversas áreas, designadamente: Serviço Social, Psicologia, Informática, etc.
Permite a integração de vários alarmes, assim como a introdução/ configuração de novos produtos emergentes no mercado, nomeadamente ao nível da telemedicina, da tecnologia GPS.
A tecnologia de ponta e a fiabilidade da Central do Call-Center, dos acessórios e equipamentos seleccionados através dos melhores parceiros internacionais, responde plenamente às necessidades individuais dos utentes e das organizações (IPSS) que têm como objectivos um eficiente apoio domiciliário, assim como uma rentabilização eficaz dos seus recursos financeiros e humanos.
Como Funciona
Através de um terminal fixo ou móvel, o utente poderá falar e ser localizado pelo Call-Center da CVP, o qual avaliará a situação de imediato e dará a resposta mais adequada ao alerta.
No domicílio, o utente irá dispor de um terminal fixo e de um pendente, ambos com botão de alarme. O pendente pode ser utilizado como pulseira ou colar.
Sempre que o utente sinta necessidade, carrega no botão de alarme. O alarme chega à Central da CVP e um operador começa a falar com o utente identificando-o de imediato, através de um sistema de alta voz.
De acordo com o motivo do contacto, o operador actua/ apoia, accionando os meios mais adequados e mantém sempre o contacto com o utente ou com a rede formal ou informal de apoio, até que se solucione o motivo do alarme.
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