Decorreu em Santana, na Ilha S. Miguel, entre 23 a 26 Maio, a Feira Agrícola – Açores 2008.
Do programa desta Feira constou um concurso de queijos regionais - um importante momento para os industriais de lacticínios açorianos apresentarem e darem a provar os seus produtos, e um estímulo a uma produção cada vez com maior qualidade.
A classificação dos queijos deu-se em dois momentos: antes da Feira, por um painel de provadores, indicado pela entidade organizadora, que classificou os três melhores queijos de cada categoria. Na Feira, pelos visitantes que provaram e votaram, elegendo o “Queijo da Feira” por categoria.
Neste concurso participaram queijos de quase todas as ilhas dos Açores e da esmagadora maioria das fábricas de lacticínios.
A Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial participou neste concurso em várias categorias com os seus queijos: Prato “Ilha Azul” – na categoria de Flamengo Prato, Bola “Ilha Azul” – na categoria de Flamengo Bola e com o queijo “Capelinhos” – na categoria de “Livre”.
O queijo Flamengo Prato “ILHA AZUL” ganhou dois prémios na sua categoria. Ficou em primeiro lugar na classificação feita pelo painel de provadores e foi eleito “Queijo da Feira” pelos visitantes da Feira.
O queijo “Capelinhos” foi o primeiro classificado pelo painel de provadores e o queijo Bola “Ilha Azul” foi o terceiro classificado.
Recorde-se que nos últimos anos os queijos produzidos pela CALF têm recebido inúmeros prémios em eventos desta natureza. Realce para a queijo Prato “Ilha Azul” que nas Feiras Açores de 2004 (Terceira), 2005 (S. Miguel), 2007 (Terceira) e agora em 2008 foi em todas vencedor na sua categoria e eleito pelos visitantes “Queijo da Feira”. Na Feira Açores de 2006 realizada na Ilha do Faial este queijo ficou classificado em segundo lugar na sua categoria.
Açores não escapam às descidas nas dormidas
Há 14 anos
0 comentários:
Postar um comentário