QUEIJO PRATO “ILHA AZUL” FOI ELEITO QUEIJO DA FEIRA AGRÍCOLA – AÇORES 2008

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Decorreu em Santana, na Ilha S. Miguel, entre 23 a 26 Maio, a Feira Agrícola – Açores 2008.
Do programa desta Feira constou um concurso de queijos regionais - um importante momento para os industriais de lacticínios açorianos apresentarem e darem a provar os seus produtos, e um estímulo a uma produção cada vez com maior qualidade.
A classificação dos queijos deu-se em dois momentos: antes da Feira, por um painel de provadores, indicado pela entidade organizadora, que classificou os três melhores queijos de cada categoria. Na Feira, pelos visitantes que provaram e votaram, elegendo o “Queijo da Feira” por categoria.
Neste concurso participaram queijos de quase todas as ilhas dos Açores e da esmagadora maioria das fábricas de lacticínios.
A Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial participou neste concurso em várias categorias com os seus queijos: Prato “Ilha Azul” – na categoria de Flamengo Prato, Bola “Ilha Azul” – na categoria de Flamengo Bola e com o queijo “Capelinhos” – na categoria de “Livre”.
O queijo Flamengo Prato “ILHA AZUL” ganhou dois prémios na sua categoria. Ficou em primeiro lugar na classificação feita pelo painel de provadores e foi eleito “Queijo da Feira” pelos visitantes da Feira.
O queijo “Capelinhos” foi o primeiro classificado pelo painel de provadores e o queijo Bola “Ilha Azul” foi o terceiro classificado.
Recorde-se que nos últimos anos os queijos produzidos pela CALF têm recebido inúmeros prémios em eventos desta natureza. Realce para a queijo Prato “Ilha Azul” que nas Feiras Açores de 2004 (Terceira), 2005 (S. Miguel), 2007 (Terceira) e agora em 2008 foi em todas vencedor na sua categoria e eleito pelos visitantes “Queijo da Feira”. Na Feira Açores de 2006 realizada na Ilha do Faial este queijo ficou classificado em segundo lugar na sua categoria.

0 comentários: