quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


Ecofreguesia – Freguesia Limpa

Freguesias do Faial aderem a projecto ambiental

Foi apresentado na manhã de quarta-feira no Jardim Botânico do Faial o projecto Ecofreguesia – Freguesia Limpa.

Uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e que, de acordo com as declarações proferidas no local pelo Secretário da tutela, tem como principal objectivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias em colaboração com as populações nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos no espaço público da sua freguesia.

De acordo com Álamo Menezes, esta iniciativa pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes e a sua realização justifica-se pela crescente importância para o bem-estar das suas populações.

Convocados a esta apresentação foram os presidentes de junta do Faial que, no final, se mostravam muito satisfeitos e que abertos a esta iniciativa.

Todas as freguesias da região podem participar no evento, sendo a inscrição voluntária e gratuita.

Posteriormente será feita uma avaliação para detectar e localizar os diversos locais onde se observam os resíduos existentes e avaliação das condições de funcionamento dos sistemas de transporte autárquicos e outro, tais como os operadores de resíduos e por fim, para averiguar qual o melhor procedimento para efectuar o transporte, visando o correcto encaminhamento e destino final a cada tipo de resíduos. Finalmente, realizar-se-á uma visita de avaliação final para confirmação dos locais limpos”.

Carlos Rita, presidente da freguesia dos Flamengos, disse ao Tribuna que “naturalmente vamo-nos candidatar a este programa porque temos algumas preocupações em termos ambientais. Achamos que esta é uma boa iniciativa e é importante que trabalhemos todos para que o ambiente se torne cada vez melhor.”

João Bettencourt é o Delegado da ANAFRE. Nessa qualidade, e em declarações proferidas aos OCS, acha que este é um projecto interessante porque as Juntas de Freguesia são quem está mais perto da população.”

No entender daquele autarca, “este foi um projecto que veio no melhor tempo. Tem sido sempre uma luta de todas as freguesias, a nível regional e mesmo nacional, gerir os lixos e este projecto é, sem dúvida, uma conquista muito boa.”

Garantindo que a junta de freguesia da Conceição também vai aderir a este projecto, João Bettencourt deixou o alerta a todas as pessoas para que colaborem com as juntas. “Este é um projecto a bem da população e do ambiente. A freguesia da Conceição tem sido uma das mais vandalizadas no Faial, mas vamos aderir. Temos tido, aliás, um cuidado muito grande com a limpeza da nossa freguesia. Temos a ribeira, a linha de água, a praia, a orla costeira, enfim, toda a freguesia. Temos uma camioneta e pessoal que está atento a estas questões e com este projecto julgo que ainda será melhor.”

Aos vencedores do concurso serão atribuídos um galardão que a junta de freguesia poderá ostentar: bandeira e certificado.

0 comentários: