sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010


101 ANOS A “CRER E QUERER”

O Fayal Sport Club comemorou terça-feira, dia 2 de Fevereiro, o seu 101.º aniversário. Foi dia de festa na Alagoa.

A sede ginásio foi palco das comemorações que, este ano, reuniram cerca de quatro centenas de pessoas.

Para além do são convívio, houve ainda tempo para atribuição de 11 diplomas a sócios com mais de 25 anos de vida associativa e foram arrematados bolos cujas receitas reverteram a favor do clube.

Celestino Lourenço, presidente da Direcção do FSC, frisou na ocasião que “como clube centenário que somos, atravessámos momentos difíceis mas sempre rodeados de boa gente que não deixou que este barco navegasse sem rumo.”

Lourenço, como é por todos chamado, encabeçou a direcção do FSC numa altura em que se vivia uma crise directiva grave, e depois de ter sido criada uma comissão de gestão.

Esta direcção tem apostado essencialmente na formação desportiva. “Tentámos e conseguimos criar um mínimo de condições para que as nossas crianças estejam cá a conviver, a socializar, a divertirem-se e sobretudo a fazer desporto.”

Neste momento são mais de 300 os atletas que vestem a camisola verde, nos mais diversos escalões, divididos entre o futebol e o basquetebol.

A maior preocupação dos dirigentes do decano dos clubes açorianos é “a ligação entre a actividade desportiva e a massa associativa do nosso clube e por isso mesmo arrancámos com uma página de internet, entre outras ferramentas comunicativas. Criámos uma nova ficha de sócio e estamos diariamente a actualizar a nossa base de dados. Mas o que nos tem garantido a sobrevivência é todo o trabalho que fizemos na vertente lúdica, com o aluguer do nosso pavilhão e especialmente com a dinâmica que se criou no nosso bar.”

No final da sua sentida intervenção, Celestino Lourenço deixou um apelo aos sócios, para que procurem o Clube, “o nosso bar precisa de pessoas, precisa de alegria, precisa de dinâmica e desejamos e queremos, porque “QUERER É CRER” que os nossos sócios estejam na nossa casa, nos nossos campos a apoiar as nossas equipas, e acima de tudo, que convivam.”

101 anos de uma existência notável e única que deixou marcas indeléveis no campo do desporto, da cultura e da actividade social e recreativa. Como refere o historiador Fernando Faria, “obra de um grupo de jovens, que certamente na altura da fundação não imaginavam a grandeza e a longevidade da instituição que estavam a criar, o Fayal Sport, além de ser, no seu ecletismo, o mais antigo clube desportivo dos Açores, é o sexto a nível nacional, atrás de Boavista, Benfica, Sporting, Porto e Leixões. Este 1.º Centenário, longe de ser um ponto de chegada, é transição e ponte para futuras efemérides que as gerações vindouras hão-de saber comemorar condignamente.”

“Ter um amor pelo FSC é reconhecer, todos nós que passámos aqui pelo Clube, sentir que esse clube nos influenciou e nos deu um grande contributo para aquilo que somos hoje, para as nossas atitudes e para a nossa formação enquanto pessoa” – sublinha Costa Pereira, presidente da Comissão Organizadora do Centenário.

0 comentários: