quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


Federação Regional de Bombeiros dos Açores

Está a ser ultimada a formação de uma Federação de Bombeiros dos Açores. A informação foi avançada na Horta na passada semana, por Vasco Garcia, presidente da Direcção dos Bombeiros de Ponta Delgada e, simultaneamente, presidente da Federação de Bombeiros do Grupo Oriental, e por Hélio Pamplona, presidente da Direcção da Associação Faialense de Bombeiros Faialenses.

De acordo com aquele responsável, “vim aqui à Horta para definir uma estratégia que tem como objectivo, não só nosso mas também da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, criar uma federação única para todos os bombeiros dos Açores.”

No entender de Vasco Garcia, “o facto de nos Açores existirem duas federações de bombeiros – Federação de Bombeiros dos Açores – Grupo Ocidental e Central; e Federação de Bombeiros dos Açores – Grupo Oriental – não tem facilitado a união das 17 associações de bombeiros açorianos.”

Recuando no tempo e tentando perceber como este processo se tem desenrolado, apurámos que desde 2008 que existem algumas reuniões preparatórias em torno deste tema. Em Novembro passado esta questão foi novamente levantada durante um congresso regional, e, na ocasião, o Faial manifestou a sua concordância com a Federação.

Hélio Pamplona disse também que “uma federação deste género é em muito positiva. É verdade que já existem duas federações, mas o que nós queremos é uma única que congregue todas as 17 associações dos Açores. Por exemplo, com a federação poderá gerir-se mais cabalmente os recursos, ou seja, imagine-se que nós temos material a mais, podemos dividir por alguma associação que precise.”

Posto isto, em Março próximo deverá realizar-se uma reunião com todas as associações que, entretanto vão receber um documento sobre o assunto, para que se possa constituir a federação.

“O papel da federação será dar uma voz única às associações de bombeiros dos Açores naquilo que têm de comum, e que é muita coisa. Racionalizar os meios de formação; ou seja, promover acções conjuntas. Queremos ter ainda uma central de compras, pois isso vai fazer baixar os preços logo os custos inerentes a cada associação” – sublinha Vasco Garcia que afirma convicto de que, “esta federação pode ser a personalização do lema “a união faz a força”.

0 comentários: