sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Açores premiados na VI Gala Nacional do Desporto Escolar

Uma aluna, uma professora, uma escola e uma autarquia dos Açores foram distinguidas, quinta-feira, em Lisboa, no âmbito da VI Gala Nacional do Desporto Escolar, uma homenagem que deixa o Governo açoriano muito satisfeito.

A Gala Nacional do Desporto Escolar, organizada pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, atribui anualmente prémios a entidades que se distingam no âmbito do Desporto Escolar. Em causa estão seis categorias: “Aluno”, “Professor”, “Escola”, “Internacional” e “Autarquia”, que são atribuídas ao nível de cada uma das cinco Direcções Regionais de Educação (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e da Região Autónoma dos Açores e, ainda, uma categorial “Especial”, a ser atribuída a nível nacional.

Por se ter notabilizado pela dedicação e empenho em prol do Desporto na Escola, a aluna da Escola Secundária Vitorino Nemésio, Joana Lopes, será distinguida na categoria “Aluno”.

No prémio “Professor” a escolha açoriana recaiu sobre a docente Marta Freitas e Sá, da Escola Básica Integrada dos Biscoitos, na ilha Terceira, por se ter evidenciado ao nível do empenho e dedicação na organização de todas as actividades desportivas escolares.

A Escola Básica Integrada de Arrifes, na ilha de São Miguel, vence a categoria “Escola”, uma vez que tem participado regularmente nos Jogos Desportivos Escolares, obtendo bons resultados, e organizado com excelência as diferentes fases dos jogos que acolhe nas suas instalações.

A Direcção Regional do Desporto entendeu, ainda, nomear para a categoria “Autarquia” a Câmara Municipal da Praia da Vitória, pelo apoio que tem dado às actividades do Desporto Escolar no concelho.

Para Lina Mendes a distinção açoriana na Gala Nacional do Desporto Escolar “é o reconhecimento do esforço que tem sido desenvolvido no arquipélago”, pela Direcção Regional do Desporto e escolas, “para promover a actividade física e hábitos de vida saudáveis”.

“Estamos a atravessar uma época de grande promoção do desporto”, afirmou a governante, recordando que os Açores vão ser palco, em Maio de 2010, dos Jogos das Ilhas, um evento desportivo que vai reunir cerca de 1.500 participantes.

0 comentários: