sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Projecto "Os nossos heróis: Os pais e os avós"


Ter cabelos brancos deixou de ser sinónimo de ‘avozinho’ ou ‘velho’. Os avós de hoje são de meia-idade ou pouco mais, trabalham ou, mesmo que reformados, não param.

Recentemente a revista “Pais e Filhos” publicou uma reportagem em que a psicóloga Liliana Santos defende que «os avós podem ter um papel importante na vida dos netos», mas não deixa de ser uma relação que é «indiscutivelmente um espaço de encontro de gerações», em que os dois lados têm muito a aprender. E um dos grandes momentos para uma aprendizagem em conjunto é a internet, que veio revolucionar o quotidiano destes novos avós, que marcam viagens, reservam espectáculos online e conhecem o mundo antes só imaginado. Para isso muito contribuem os netos, os craques cibernéticos. Esta é, para o psiquiatra Daniel Sampaio, «uma oportunidade a não perder para a aproximação entre gerações».

É neste sentido que Jardim-de-infância da Praia do Almoxarife, com orientação da professora Rosa Leal, está a implementar um projecto denominado de “Os nossos heróis: os pais e os avós.”

É um projecto intergeracional que tem como objectivos promover a partilha das experiências dos mais velhos para com os mais novos.

As crianças vão poder aprender os jogos que os seus avós jogavam quando eram criança e proporcionar aos avós uma viagem ao passado.

Tribuna das Ilhas - Em que consiste este projecto?

Rosa Leal - Este Projecto é um encontro de Gerações, um trabalho de parceria crianças do Jardim de Infância/avós/pais e nasceu do desejo de aproximar as várias gerações. Neste Projecto, queremos partilhar saberes, privilegiar as relações familiares e respeitar as dinâmicas individuais.

Realizamos algumas actividades que proporcionam novas experiências, para todos intervenientes: a gravação de uma marcha, a elaboração de alguns jogos e brinquedos dos avós; o presépio tradicional vivo e o altarinho, a presença dos avós/pais na escola; a visita a algumas escolas; a participação nas festividades da Freguesia, actividades para angariação de fundos, tendo em conta a concretização do sonho dos Heróis: uma viagem de avião, a São Miguel..

T.I. - Como surgiu a necessidade/vontade de levar a cabo um projecto desta natureza?

R.L. - Desde 2002 que tenho desenvolvido projectos intergeracionais. Neste projecto, os avós e os pais das crianças do Jardim de Infância da Praia do Almoxarife, são os heróis. Tendo em conta que são figuras fundamentais de uma Família, a presença do passado e memórias vivas, referência e apoio para os netos, carinho e amor, é importante proporcionar encontros/actividades onde todos estão presentes tornando este projecto num projecto vivo dentro da comunidade/ilha. Este projecto não é uma necessidade, mas sim uma continuidade de tudo o que já se fez e viveu, sempre de forma muito criativa. Os momentos que se vivem são ricos, de afecto e de uma aprendizagem recíproca.

T.I. - Quem são os grandes mentores deste projecto?

R.L. - Os mentores deste projecto são todos os participantes, pais, avós, crianças que querem partilhar, conviver num ambiente agradável. Fazemos também parcerias com a Câmara Municipal da Horta, Junta de Freguesia e Casa do Povo da Praia do Almoxarife, Escola Básica Integrada da Horta, APADIF, Instituto de Acção Social, Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, Escola Segura, Filarmónica Unânime Praiense e outras instituições.

T.I. - Quais os seus objectivos?

Os objectivos são: conhecer a família do grupo de crianças; promover a partilha das experiências; alertar para um maior envolvimento das famílias na vida da escola; estimular valores como o respeito, a amizade e a solidariedade; conhecer os Jogos dos Avós; participar em épocas festivas em comum; proporcionar uma viagem de avião; apresentar às outras escolas do Faial, o nosso Projecto; conhecer outro meio/outra cultura; dar a conhecer à comunidade educativa as actividades desenvolvidas e realizar uma visita de estudo a S. Miguel;

T.I. - Estão programadas diversas actividades: À Descoberta da Família; o Natal dos nossos heróis; a Festa de Santo Cristo; etc... como foi estruturado este programa?

R.L. - Este plano de actividades foi elaborado com as sugestões de todos os participantes e posteriormente seguiu vias hierárquicas para ser aprovado pelos órgãos de gestão.

T.I. - Que áreas pretendem focar?

R.L. - Nós desenvolvemos este projecto tendo em conta as Orientações Curriculares e as áreas de conteúdo.

T.I. - Qual o público alvo? Somente os alunos e os pais ou pretendem uma abertura à comunidade?

R. L. - O nosso Projecto procura dar a conhecer o nosso trabalho intergeracional e uma escola aberta e participativa, onde existem vários intervenientes e parceiros educativos. Nós à semelhança do ano lectivo transacto, queremos dar a conhecer o nosso projecto, ao Faial, a S. Miguel e ao mundo.

0 comentários: