segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Caldeira do Faial vai ser investigada nos próximos 3 anos


Os principais vulcões potencialmente activos nos Açores vão ser estudados, num projecto de investigação que permitirá melhorar o sistema de resposta rápida, em caso de erupção.

O coordenador científico responsável pelo projecto do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, Vittorio Zanon, afirmou à Comunicação Social que "vamos estudar alguns dos vulcões mais importantes do arquipélago e, assim, aumentar o conhecimento sobre o seu comportamento para melhorar o sistema de resposta rápida, em caso de erupção".

Os vulcões em referência são considerados importantes e, em relação aos quais não existe muita informação de funcionamento do sistema em profundidade que possa ser utilizada em caso de possível reactivação da actividade magmática - refere o investigador.

Vittorio Zanon explica que o projeco PLUSYS, orçado em 190 mil euros, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, vai traçar o percurso do magma e a sua desgaseificação desde o manto até à superfície, "com a finalidade de obter um modelo da estrutura interna de cada um dos vulcões".

As diferentes temperaturas, pressão e conteúdo em gases são parâmetros fundamentais para a modelação das erupções e para uma correcta parametrização do risco vulcânico - conclui o estudioso.

O estudo permitirá ainda indicar a quantidade de flúor, cloro, iodo e bromo, elementos gasosos presentes nos basaltos que podem ser libertados, durante uma erupção e causar contaminação dos pastos e das águas.

Durante três anos, investigadores da Universidade dos Açores, de Perugia e Siena, da Itália e da Agência para as Ciências da Terra e Tecnologia, do Japão, vão realizar vários trabalhos de campo e análises laboratoriais, com base nas amostras colhidas na Região Autónoma dos Açores.

0 comentários: