sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Acervo fotográfico traduz história das estradas açorianas

A exposição “Passado…Presente…Futuro: História das Estradas dos Faial”, é uma mostra comparativa da rede viária da ilha com várias décadas de diferença, uma demonstração da “evolução das nossas estradas sob o ponto de vista das acessibilidades”.

A exposição temática demonstra o património da rede viária construída que, segundo o José Contente, “devemos preservar na memória colectiva” enquanto grande obra no arquipélago, mas foi também pensada para preservar as experiências e o esforço de todas as pessoas “que souberam, ao longo destas décadas, rasgar caminhos de futuro, e mesmo com pouco equipamento e rudimentar, conseguiram levar as nossas vias terrestres às zonas mais difíceis das nossas ilhas e aqui no Faial isso também aconteceu”.

A exposição, além da projecção de diferentes troços da rede viária comparativos entre passado e presente, projecta igualmente o futuro, nomeadamente a construção, nesta legislatura, da segunda fase da variante, do Largo Jaime Melo até aos Cedros, e ainda a requalificação da zona do Capelo à Praia do Norte.

A exposição “Passado…Presente…Futuro: História das Estradas” já foi realizada nos diversos concelhos de S. Miguel, em Santa Maria e depois do Faial segue-se a ilha do Pico, a 3 de Dezembro, estando previstas para o ano de 2010 o percurso das restantes ilhas e uma mostra global, em Ponta Delgada, com a súmula desta digressão.

0 comentários: